Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Fala o Líder



Fala o Líder
G. Mirim  (Antonio Wantuil)
Reformador (FEB) Agosto 1944

A Igreja Católica acaba de manifestar-se, pela imprensa, por intermédio da voz autorizada do seu prestigioso líder, o Sr. Tristão de Ataíde, declarando, peremptoriamente, que são reais as comunicações dos mortos com os vivos. Aliás, todos os líderes dessa igreja têm sido acordes nessa afirmação e muitos, como o sr. Felício dos Santos, no Brasil, e o Sr. Lapponi, na Itália, tem escrito livros onde nos apresentam uma série desses fenômenos.

Em entrevista concedida ao "O Globo" de 7 do corrente mês, o prestigioso líder e chefe civil do Catolicismo brasileiro, Sr. Tristão de Ataíde, acaba de declarar:

“As manifestações de ordem sobrenatural podem ser explicadas ou como manifestações angélicas ou como manifestações demoníacas, através de meios humanos".

Essa declaração é categórica. Afirma que, por intermédio dos meios humanos, ou, seja, através de médiuns, os chamados mortos se comunicam com os vivos. Em duas classes divide o ilustre líder essas manifestações: angelicais e demoníacas. A primeira, segundo o criador da classificação, devem pertencer as que são recebidas pelos médiuns católicos, como a atual Teresa Neuman e, demoníacas, todas as transmitidas através de criaturas que não pertençam à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.

Muito respeitável é o ponto de vista do distinto líder, visto que a história das religiões nos apresenta outras opiniões, todas, também, dignas de respeito. Assim, os sacerdotes do Judaísmo só admitiam o que era pregado e ensinado pelos seus maiores e negavam qualquer valor às palavras e ensinamentos do humilde Nazareno, chegando, mesmo, com o poder de que dispunham, a condená-lo à morte como impostor, herege e revolucionário.

Há, todavia, um ponto em que o referido líder deve estar um pouco atrasado, apesar dos seus afamadoÉs dotes de cultura e de inteligência. Os fenômenos não são sobrenaturais, como afirma. Nada existe de sobrenatural nessas manifestações. Elas aí estão porque fazem parte da obra divina, logo, não são sobrenaturais. E se assim as denominaram os antigos, pela sua tendência ao misticismo e ao milagre, não podem os homens atuais, que já lhes conhecem as leis por que se realizam, chamar-lhes sobrenaturais, mas, naturalíssimas, e classificadas cientificamente por centenas de sábios pertencentes àquele grupo que estudou o movimento da Terra, a
circulação sanguínea, o para-raios e outros fenômenos que os mesmos líderes da Igreja Católica classificaram, então, como demoníacos.

O Sr. Tristão de Ataíde prestou ao Espiritismo um grande serviço. Os nossos irmãos católicos necessitam, de quando em vez, ouvir a repetição dessa afirmativa da
sua Igreja: “Os fatos são reais". E necessitam porque, constantemente, lemos artigos de certos figurões que se dizem católicos, os quais procuram negar a existência desses fatos, apesar de se dizerem católicos e de apresentarem as suas homenagens à Igreja a que estão ligados. É preciso que esses negativistas saibam que a sua igreja admite o fenômeno e que, negá-lo é ofensa à infalibilidade do Catolicismo.

Os nossos agradecimentos, pois, ao líder católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário