Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

A Religião do Futuro



A Religião do Futuro
por Djalma Farias
Reformador (FEB) Junho 1947

Os problemas graves do espírito devem certamente interessar-nos muito mais do que os problemas da vida material, porque para os últimos encontramos soluções efêmeras e condicionadas à época, ao passo que as soluções apresentadas para os primeiros são definitivas, inalteráveis, e radicam-se nas mais elevadas concepções da
imortalidade e da vida espiritual.

Pascal pensava muito bem quando afirmava: "A imortalidade é um assunto que nos importa tanto, que nos toca tão profundamente, que é preciso ter perdido todo o sentimento, para ficar na indiferença de o conhecer".

A filosofia espírita vai aos poucos encontrando sempre solução racional para os mais complexos problemas do espirito, oferecendo-nos esplêndido campo de estudos e observações, onde poderemos colher os frutos mais necessários ao nosso espírito, sempre desejoso de atingir um plano mais elevado na evolução que se processa naturalmente no íntimo de todos aqueles que querem tornar-se discípulos de Jesus e filhos de Deus. 

Feliz da criatura que possui uma fé inteligente, alicerçada na razão, na lógica, na ciência, sobretudo na rocha viva dos santos Evangelhos de Jesus. É esta fé pura e divina, que está iluminando o espírito dos que a possuem, amenizando a vida de infortúnios e de amarguras dos que sofrem, consolando os aflitos; é esta fé indestrutível, que vem dominando almas e corações, que irá constituir a religião do futuro, quando o Espiritismo for bem compreendido e mais bem praticado. E esta fé racional, inabalável, que, operando a transformação do homem, transformará, ipso fato, a própria Humanidade, que se desvencilhará das velhas crenças para aceitar e defender novos ideais, como sucedeu no Cristianismo que destruiu completamente as superstições e os erros do paganismo. Isso ocorrerá pela força mesma do progresso e
a ciência comprovará e firmará os conceitos espirituais da vitoriosa filosofia. Lembro-me bem de uma luminosa reflexão de Gabriel Delanne sobre esse assunto. Eis o que ele escreve: "No dia em que a ciência se persuadir da veracidade do Espiritismo, uma verdadeira revolução transformará o mundo; as pesquisas que têm por único objetivo a matéria se elevarão até à alma e uma nova era abrir-se-á à Humanidade, regenerada por uma fé racional, fazendo-a avançar para a conquista de todos os progressos, que ora mal entrevê. Trabalhemos para penetrar nas profundezas do ser humano, conforme a fisiologia e sob o fulgor do Espiritismo. Tornemos palpável a influência que a alma exerce, tanto no estado consciente, como no estado inconsciente, sobre todos os fenômenos vitais. Esquadrinhemos minuciosamente as relações morais; estudemos a sede das faculdades da alma e havemos de chegar a conclusões promissoras para o destino humano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário