Pesquisar este blog

domingo, 27 de agosto de 2017

Liberdade Religiosa


Liberdade Religiosa
Cristiano Agarido (Ismael Gomes Braga)
Reformador (FEB) Janeiro 1940

Em discurso, cuja súmula apareceu no "Jornal do Brasil" de 17 de setembro p. passado, o cardeal Cerejeira (cardeal em Portugal / 1888-1977) declarou textualmente o seguinte:

“A concepção totalitária do Estado e a ação católica são antagonistas. O totalitarismo e a vida cristã são incompatíveis".

Esse Príncipe da Igreja reconhece uma verdade fundamental que nem sempre tem sido respeitada pela Igreja, cuja tendência é as mais vezes para implantar um totalitarismo religioso tão pouco admissível como o totalitarismo político. Não só a ação católica, como toda a vida religiosa, filosófica, cultural, científica dos povos reclama inteira liberdade para se desenvolver.

Uma ciência oficial obrigatória, um sistema econômico totalitário, uma concepção social indiscutível, em suma, todas as limitações à liberdade de pensamento e discussão formam barreiras ao progresso e, por isso mesmo, conduzem os povos à morte.

A liberdade é tão necessária à vida espiritual, quanto o ar à vida animal. Sem a liberdade de crítica, nenhum aperfeiçoamento seria possível, haveria a estagnação e a morte.

O enorme progresso do Espiritismo é devido precisamente, em grande parte, à completa liberdade de crítica existente contra ele. Pela crítica, mesmo quando injusta e exagerada, se processa o aperfeiçoamento e se faz a propaganda ainda que Indireta.

Os adversários - por vezes tão irritantes e injustos! - são os melhores colaboradores de todas as grandes ideias, enquanto que os amigos não raro fazem maior mal do que se poderia imaginar.

O totalitarismo, a que se refere o cardeal Cerejeira degenera fatalmente numa concepção materialista da vida e vai parar no “determinismo econômico" e no "materialismo histórico" do marxismo, tenha embora no seu início um ponto de partida diametralmente oposto ao do comunismo. Reduzindo o homem a uma peça numerada da máquina econômica, toda a sua capacidade superior de colaborar no bem geral fica suprimida, precisamente pela ilusão de torná-la mais útil a esse mesmo bem comum.

Estamos, pois, com o cardeal Cerejeira até ao ponto em que a sua Igreja começa a praticar um totalitarismo tão detestável como qualquer outro...        

A liberdade de ação da Igreja precisa ser amplamente assegurada até ao limite onde começa a liberdade, não menos respeitável de qualquer outra concepção filosófica ou religiosa, isto é, a mais plena liberdade de propaganda pela tribuna, pela imprensa, pelo rádio, pela reunião, mas nunca a liberdade de entrar na legislação destinada à coletividade em que se achem outras correntes, ainda que mínimas, de pensamento. Graças a Deus, esta liberdade tem sido respeitada no Brasil e em quase toda a América, dando em resultado serem os deste continente os países mais pacíficos e felizes do planeta.

Como "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho", o Brasil tem amor e tolerância até para com os seus adversários de hoje, que serão seus amigos de amanhã. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário