Pesquisar este blog

sábado, 22 de julho de 2017

Novos Atenienses


Novos Atenienses
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Janeiro 1943

"E como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam e outros diziam: - A cerca disso ouvir-te-emos doutra vez." (Atos, 17:32).

O contato de Paulo com os atenienses, no areópago, apresenta lição bem interessante aos discípulos novos.

Enquanto o apóstolo comentava as suas impressões da cidade célebre, aguçando talvez a vaidade dos circunstantes pelas suas referências aos santuários e pelo jogo sutil de seus raciocínios foi atentamente ouvido. É possível que a assembleia o aclamasse com fervor, se sua palavra permanecesse no quadro filosófico das primeiras exposições. Atenas reverencia-lo-ia, então, como sábio, apresentando-o ao mundo, na moldura especial de seus nomes inesquecíveis.

Mas, Paulo falou na ressurreição dos mortos, deixou entrever a gloriosa continuidade da vida, além das futilidades terrestres. Desde esse instante, os ouvintes sentiram-se mal e chegaram a escarnecer de sua palavra amorosa e sincera, deixando-o quase só.

O ensinamento se enquadra perfeitamente nos dias que correm. Numerosos trabalhadores do Cristo, nos diversos setores da cultura moderna, são atenciosamente ouvidos e respeitados como autoridades, nos assuntos em que se especializaram; mas, quando chegam a declarar sua crença na vida além da morte do corpo, se afirmam a lei de responsabilidade para lá dos sepulcros, recebem imediatamente o riso escarninho dos admiradores de momentos antes, que os deixam quase sozinhos, proporcionando- lhes a impressão de verdadeiro deserto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário