Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Nótulas Espiritualistas


     Nótulas espiritualistas
Dr. Antônio J. Freire
in Reformador (FEB) Agosto  1954
           

            A origem divina do Homem impõe-lhe o dever indeclinável de vencer os seus vícios  e maus pendores, a fim de não contaminar e lesar seus semelhantes - irmãos pela mesma natureza e destino - e contribuir, honesta e dignamente, para o engrandecimento moral e progresso espiritual da Humanidade, dentro da solidariedade e fraternidade que a todos unifica.

            Só dentro desta norma inflexível e purificadora, poderemos evitar os horrores de futuros e cruciantes remorsos com o seu angustioso cortejo de expiações e reparações, imposta pela inexorável Lei de causalidade psíquica, por vezes de aplicação difícil e sempre muito dolorosa, quando determinada por arrependimentos tardios impostos pelo remorso torturante.

            Dentro da trilogia expurgadora, de resgate e de redenção - expiação, arrependimento e reparação – quantas tragédias dantescas! quantos dramas cruciantes, quer no Mundo terrestre, quer no Mundo astral (planos inferiores!

            Vale bem a pena meditar profundamente naquela trilogia redentora, na sua origem, mecanismo, consequências, pois é por sua interação e mútua engrenagem, que os criminosos mais depravados e relapsos atingem as culminâncias da santidade.

            Deus na sua infinita Misericórdia não deixa perder o pecador mais endurecido e reincidente,  através das vidas sucessivas (Lei reencarnacionista), integradas na rútila e luminosa trilogia já apontada: expiação, arrependimento e reparação.

*

            Se distinguimos o dia da noite, a luz das trevas, o ódio do amor, o altruísmo e o perdão da Vingança e da revindita, o orgulho da modéstia, porque não evitamos a colisão do pecado com a virtude?!..
           
            De fato: o pior cego é o que fecha os olhos da inteligência à Luz Divina; o pior mouco será aquele que cerra os ouvidos aos redentores ensinamentos exarados nos Evangelhos, esse divino poema de Luz e de Amor, de Verdade e de Justiça!

            Não percamos de vista que o nosso melhor Amigo e Conselheiro, sempre certo, seguro e infalível, é a nossa Consciência moral, reflexo desse tesouro inexaurível depositado, pelo Infinito Amor de Deus, em nossas almas espirituais, divinas, sabendo vencer o Infinito do espaço, a Eternidade do tempo, na sua ascese para Deus!

            Todo o segredo e mistério da Evolução está na dinamização desse potencial anímico que constitui a nossa individualidade imortal.
Lisboa, 1954.


Nenhum comentário:

Postar um comentário