Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2016

Salomé e Zebedeu, pais de Tiago e João


20,20 Nisso, aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu (Salomé), com seus filhos, e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica.
20,21 Perguntou Ele: “ -Que queres?” Ela respondeu: -Ordena que estes meus dois filhos se sentem no Teu reino, um à Tua direita e outro à Tua esquerda.
20,22  Jesus disse: “-Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que devo beber?” -Sim, disseram-Lhe.
20,23  “De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais Meu Pai os reservou”
20,24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. 20,25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: “ -Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade;
20,26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande, entre vós, se faça servo
20,27 E o que quiser tornar-se, entre vós, o primeiro, se faça vosso servo.
20,28 O Filho não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate do mundo.”

         Para Mt (20,20-28)leiamos a Allan Kardec, no Cap. VII  de  “O Evangelho Segundo o Espiritismo”:
           
            “...O Espiritismo vem sancionar a teoria pelo exemplo, em nos mostrando grandes no mundo dos Espíritos aqueles que eram pequenos na Terra e, frequentemente bem pequenos aqueles que nela eram maiores e os mais poderosos. É que os primeiros levaram, em morrendo, aquilo que, unicamente, faz a verdadeira grandeza no céu e não se perde: as virtudes; enquanto que os outros deveram deixar o que fazia sua grandeza na Terra, e não se leva: a fortuna, os títulos, a glória, o nascimento; não tendo nenhuma outra coisa, eles chegam no outro mundo desprovidos de tudo, como náufragos que tudo perderam, até suas vestes; não conservaram senão o orgulho que torna sua nova posição mais humilhante, porque vêem acima deles, e resplandecentes de glória, aqueles que espezinhavam na Terra.”
           
            Para Mt (20,22) -Não sabeis o que pedis! - lemos, em “Caminho, Verdade e Vida”, de Emmanuel por Chico Xavier, o que se segue:

            “A maioria dos crentes dirige-se às casas de oração, no propósito de pedir alguma coisa.

            Raros os que aí comparecem, na verdadeira atitude dos filhos de Deus,  interessados nos sublimes desejos do Senhor, quanto à melhoria de conhecimentos, à renovação de valores íntimos, ao aproveitamento espiritual das oportunidades recebidas de Mais Alto.

            A rigor, os homens deviam reconhecer nos templos o lugar sagrado do Altíssimo, onde deveriam aprender a fraternidade, o amor, a cooperação no programa divino. Quase todos, porém, preferem o ato de insistir, de teimar, de se imporem ao paternal carinho de Deus, no sentido de lhe subornarem o Poder Infinito. Pedinchões inveterados, abandonam, na maior parte das vezes, o traçado reto de suas vidas, em virtude da rebeldia suprema nas relações com o Pai. Tanto reclamam, que lhes é concedida a experiência desejada.

            Sobrevêm desastres. Surgem as dores. Em seguida, aparece o tédio, que é sempre filho da incompreensão dos nossos deveres.

            Provocamos certas dádivas no caminho. Adiantamo-nos na solicitação da herança que nos cabe, exigindo prematuras concessões do Pai, à maneira do filho pródigo, mas o desencanto constitui-se em veneno da imprevidência e da irresponsabilidade.

            O tédio representará sempre o fruto amargo da precipitação de quantos se atiram a patrimônios que lhes não competem.

            Tenhamos, pois, cuidado em pedir, porque, acima de tudo, devemos solicitar a compreensão da vontade de  Jesus a nosso respeito. ”

            Para Mt  (20,28) -O filho não veio para ser servido, mas para servir... - leiamos “Fonte Viva” de Emmanuel por Chico Xavier:

            “A Natureza, em toda parte, é um laboratório divino que elege o espírito de serviço por processo normal de evolução.

            Os olhos atilados observam a cooperação e o auxílio nas mais comezinhas manifestações nos reinos inferiores.

             A cova serve à semente. A semente enriquecerá o homem.

            O vento ajuda as flores, permutando-lhes os princípios de vida. As flores produzirão frutos abençoados.

            Os rios confiam-se ao mar. O mar faz a nuvem fecundante.

            Por manter a vida humana, no estágio em que se encontra, milhares de animais morrem na Terra, de hora em hora, dando carne e sangue a benefício dos homens.

            Infere-se de semelhante luta que o serviço é o preço da caminhada libertadora ou santificante.

            A pessoa que se habitua a ser invariavelmente servida em todas as situações, não sabe agir sozinha em situação alguma.

            A criatura que serve pelo prazer de ser útil progride sempre e encontra mil recursos dentro de si mesma, na solução de todos os problemas.

            A primeira cristaliza-se. A segunda desenvolve-se.

            Quem reclama excessivamente dos outros, por não estimar a movimentação própria da satisfação de necessidades comuns, acaba por escravizar-se aos servidores, estragando o dia quando não encontra alguém que lhe ponha a mesa. Quem aprende a servir, contudo, sabe reduzir todos os embaraços da senda, descobrindo trilhos novos.

            Aprendiz do Evangelho que não improvisa a alegria de auxiliar os semelhantes permanece muito longe do verdadeiro discipulado, porquanto companheiro fiel da Boa Nova está informado de que Jesus veio para servir, e desvela-se, a benefício de todos, até ao fim da luta.

            Se há mais alegria em dar que em receber, há mais felicidade em servir que em ser servido.

            Quem serve,  prossegue...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário