Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Força Mental


            As criações mentais são uma incógnita.

            Embora pensemos, sem interrupção, a todas as horas do dia, mal sabemos que cada ideia se corporifica à nossa volta, criando o hálito espiritual que nos identifica diante dos demais encarnados.

            O pensamento, porém, vai além, muito além. A sábia instrutora Veneranda, no livro "Nosso Lar", derrama advertências sensatas, dizendo:

            "É coisa sabida que um homem é obrigado a alimentar os próprios filhos; nas mesmas condições, cada espírito é compelido a manter e a nutrir as criações que lhe são peculiares. Uma ideia criminosa produzirá gerações mentais da mesma natureza; um princípio elevado obedecerá à mesma lei. Recorramos a símbolo mais simples. Após elevar-se às alturas, a água volta purificada, veiculando vigorosos fluidos vitais, no orvalho protetor ou na chuva benéfica; conservemo-la com os detritos da terra e fá-Ia-emos habitação de micróbios destruidores."

            Não fosse toda a excelência da obra psicografada pelo Espírito André Luiz através do médium Chico Xavier, o destaque feito acima, por si só já nos forneceria elementos para profundas meditações.

            A geração mental de natureza criminosa, decorrente das ideias criminosas que concatenamos, rebenta, vez por outra, no organismo enfermo de nossa sociedade, em convulsões de toda espécie. 

            Guerra! Não apenas a guerra entre Nações, mas também os embates surdos, dentro das quatro paredes de um lar, atirando irmãos contra irmãos, na mais absoluta ausência de serenidade entre nós.

            Relendo "Nosso Lar", muito deverá alterar-se em nosso mundo intimo, desde que absorvamos a sua mensagem de alertamento e construção do novo mundo.

Força Mental
J. Alexandre

Brasil Espírita / Reformador (FEB) Agosto 1971

Nenhum comentário:

Postar um comentário