Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

No Mundo


No Mundo

Emmanuel
por Chico Xavier
Reformador  (FEB) Novembro 1956


            A pretexto de exaltar nossa fé, não podemos fugir do mundo, como se o mundo não fosse a nossa escola de aperfeiçoamento e renovação.

            Se o próprio Jesus veio pessoalmente ao mundo convocar os homens que o povoam a cooperar com Ele na construção do Reino de Deus, na Terra, é que o Senhor confia nas almas que se encontram no mundo, falecendo-nos, assim, qualquer autoridade para condenar os que ainda se vestem de carne, em busca da santificação que lhes é necessária.

            O Evangelho não improvisa heróis e nem relega aos anjos tarefas que devem estar vitoriosas em nossas mãos.

            Retirar-se o cristão do mundo para consagrar-se ao êxtase adorativo, ao redor do Mestre, seria o contra senso de o soldado afastar-se do combate, mascarando a própria ociosidade com falaciosa lisonja, em torno do general que o dirige.

            É indispensável saibamos aceitar a nossa posição, dentro do mundo tal qual é.
Se o erro foi o nosso clima de ação até ontem, saibamos suportar, desde agora, as consequências de nossa invigilância, reajustando-nos para a verdade e para o bem. Se jazíamos cristalizados em deploráveis enganos, toleremos as lições amargas que a ignorância nos impôs e avancemos, de consciência reerguida, para a luz de nossa própria ressurreição moral.

            Não nos esqueçamos de que todos os vultos veneráveis do apostolado de Jesus saíram do mundo. Todos os gênios da bondade e da abnegação que com Ele plantaram a bandeira do amor universal na Terra eram discípulos da experiência humana, diplomados pela bênção divina, no educandário do mundo.

            E, qual acontecia ontem, a oportunidade de sublimação, hoje, é inalterável.
Vivamos no mundo, melhorando a qualidade de nossa vida dentro dele, sirvamo-lo sem apego, recebamos, de ânimo firme, os ensinamentos que nos reserva, cada dia, e assim, respirando em seus caminhos, sem a ele pertencermos, cooperaremos com o Celeste Orientador de nossos destinos a edificar para o mundo e com o mundo o Bem-aventurado e Divino Amanhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário