Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Favores


Favores

Emmanuel
por Chico Xavier
Reformador (FEB) Abril 1956

            A Bondade Infinita de Deus,  a expressar-se nas leis que nos regem, dá sempre,  ajudando aos homens conforme as conveniências da vida.

            Por isso mesmo, é preciso considerar que entre o Pai que dá e o filho que pede, interpõem-se o merecimento e a necessidade.
            Ninguém recolhe o bem sem conquistá-lo.
 
            Ninguém recebe o mal sem atraí-lo.

            Assim sendo, em qualquer requisição à Providência Divina, recordemos nossa própria situação à frente dela.

            Lembremo-nos de que a árvore é amparada pelo pomicultor, a fim de que produza; o animal é nutrido pela natureza} para retribuir-lhe em cooperação: o operário na oficina é contratado para servir e o aluno é admitido no educandário a fim de crescer em conhecimento...

            Antes, pois, de endereçarmos requerimentos à Vida Superior é aconselhável examinemos qual tem sido o nosso concurso em benefício da vida, no plano em que nos achamos.

            Muitos aprendizes da fé recorrem aos Amigos Espirituais solicitando-lhes auxílio nessas ou naquelas aquisições de ordem material; entretanto, é imprescindível compreender que os verdadeiros amigos de nossas almas jamais nos estimularão à preguiça ou à indocilidade, à teimosia ou à negação.

            Suspeitemos, dessa forma, de qualquer proteção gratuita aos nossos desejos, quando conscientemente estamos convictos do nosso dever de renovação e progresso. Tão perigoso é invocar favores delituosos entre os homens quanto rogá-los no mundo dos espíritos porque a ociosidade e a viciação, em toda parte, possui adoradores e o preço dos obséquios imerecidos é sempre o compromisso com a sombra extremamente difícil de resgatar.

            Aceitemos a luta por aprendizado bendito em nosso roteiro de ascensão.

            Dor, dificuldade, tentação, pobreza, infortúnio, solidão, incompreensão, embaraços e provas constituem a força da escola em que nos situamos, e na qual edificaremos nossa vitória futura.


            E convencidos de que a Lei dá sempre, seja o mofo ao pão inutilmente armazenado ou a limpidez à fonte que ajuda a todos, procuremos nela, pelo nosso trabalho e por nossa conduta, o limitado bem de hoje que nos conduzirá ao Infinito Bem de amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário