Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de março de 2014

Operações sem Dor



Operações sem dor
Direção
Reformador (FEB) Janeiro 1962

            Fala-se muito atualmente, como novidade ultracientífica, em operações sem dor, com o auxílio da hipnotização (hipnose) do paciente.

            Médicos e odontólogos criam cursos, fundam associações e descrevem os seus casos, apresentando-os como um grande progresso da cirurgia.

            Entretanto... a coisa não é assim tão nova. Os livros espíritas, publicados há mais de oitenta anos, já davam noticia dessas operações sem dor, realizadas com êxito completo e sem essa aparatosa propaganda.

            O livro "Bases Científicas do Espiritismo" publicado sob os auspícios da FEB, em tradução de "The Scientific Basis of Spiritualism", de Epes Sargent, editado em Boston em 1880, já então, há portanto 81 anos, nos dava notícia desses casos.

            Aqui relatamos dois:

            Em 8 de Abril de 1829, há, pois, 132 anos, segundo o Relatório da Academia Francesa de Medicina, publicado em 1831, Cloquet, notável cirurgião francês, operou um tumor ulcerado do seio da Sra. Plantin, achando-se ela em estado de catalepsia parcial produzida pelo hipnotismo.

            Assim nos conta Sargent a operação: "Acordada, no estado de vigília, havia ela manifestado o maior horror por essa operação. Sonambulizada, porém, falou disso com perfeita calma, e, enquanto se lhe fazia a operação, que durou mais de nove minutos, conversava tranquilamente com o operador, sem manifestar o mais leve sinal de sensibilidade. Nenhum movimento se lhe notou nos membros e nas feições, nenhuma alteração na transpiração nem na voz, nenhuma emoção, nenhuma alteração na pulso."

            Da Sra. Mowatt, hipnotizada, foi extraído um grosso molar firmemente fixado, na presença do Rev. Dr. Channing, que, ajoelhado, procurava observar-lhe a face, enquanto o dentista operava. Isto ocorreu há perto de 120 anos, em 1842.

            Como vemos, é de lamentar que a Ciência Oficial ande com atraso de um século, só porque se nega a tomar conhecimento das obras espiritistas.



             Do Blog: Da mesma edição de ‘Reformador’ extraímos a seguinte divulgação do livro ‘Bases Científicas do Espiritismo’ por Epes Sargent:

            “É esta uma das  obras clássicas do Espiritismo. Sua páginas entusiasmarão os leitores pelo grande interesse que os diversos assuntos despertam a cada instante, explanados com fluência, precisão e sabedoria de verdadeiro mestre.
            São de notar os profundos conhecimentos do Autor, aliados a uma análise penetrante e transcendente das coisas, o que eu a essa obra o caráter permanente de atualidade.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário