Pesquisar este blog

domingo, 23 de março de 2014

Ideias, Palavras, Missões


Ideias,
palavras, missões
Direção
Reformador (FEB) Janeiro 1962

            A ideia do Cristianismo é universal e eterna, porque é a doutrina da paz e do amor a todos os seres, sem a qual a Humanidade não poderá viver no futuro, quando ela possuir poderosa força para a prática do bem ou do mal em grande escala e for capaz de organizar a vida ou destruir a vida no Planeta. No entanto, a palavra “Cristianismo” está comprometida por uma infinidade de erros históricos, cometidos em seu nome, erros que a tornam temível e odiosa. A guerra de pilhagem das Cruzadas, a Santa Inquisição, a conquista, escravização ou extermínio de povos durante séculos, feitas pelos povos “cristãos””, criaram em Ásia e África uma invencível aversão contra o “Cristianismo” (das igrejas).       

            Igualmente o Espiritismo, baseado sobre fenômenos naturais que se repetem sempre em diversos meios, está destinado a conquistar o mundo, mas não sabemos se o seu nome não será comprometido pelos homens até tornar-se inaceitável e outros nomes terão que surgir.

            É certo que o Cristianismo e o Espiritismo, como ideias, terão que dominar o mundo, conquanto seus nomes mui provavelmente serão outros; porém as palavras são apenas vestes externas de pouco valor, às quais não nos devemos apegar.

            O cientista que se diz ateu e materialista, mas reconhece a existência de um plano inteligente na Natureza, verifica que existe uma força providencial executando um programa no Universo, procura descobrir e aplicar as leis que regem certos fenômenos naturais e consegue beneficiar a Humanidade com seus esforços e descobertas, pequenas ou grandes, apenas mudou o nome de Deus e O adora de modo diferente do teísta, mas é um sacerdote do verdadeiro Deus.

            Tais sacerdotes efetivamente existem e prestam seu culto nas mais variadas formas de serviço à Humanidade, por vezes com sacrifício de seu bem-estar, de sua saúde e até de sua própria vida. Eles aparecem nos mais diversos ramos de atividade, na Ciência, na Técnica, na Indústria, na Sociologia, na Filosofia, na Religião.

            Em Espiritismo damos-lhes o nome de Missionários, nome que os nossos Guias espirituais nos ensinaram a lhes aplicar.

            Muitos desses grandes Espíritos são condenados e executados pelos que se dizem religiosos e crentes no Deus de Amor, mas vencem contra todas as perseguições das forças retrógradas e conservadoras que só materialmente os esmagam. O próprio Jesus é exemplo de vítima da força conservadora-de seu tempo.

            Nesse sentido o Espiritismo representa grande evolução religiosa, porque não condena a ninguém, nem mesmo os seus mais obstinados perseguidores. Foi esse o ensinamento dado pela palavra e pelo exemplo de Jesus de Nazaré, o nosso Divino Mestre.

            Ele nunca se prendeu a palavras nem a dogmas.

            Não tenhamos, pois, medo de palavras nem apego a palavras.  Em nosso tempo, como em todos os tempos, há palavras que causam pavor aos homens e os levam a lamentáveis erros.

C. A. / (Ismael Gomes Braga)


Nenhum comentário:

Postar um comentário