Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

'O Mais Importante'


O Mais Importante

Editorial

Reformador (FEB) Julho 1978

             Nunca faltaram, nem ainda escasseiam, companheiros valorosos, mas desprevenidos, que supõem devêssemos, em Espiritismo, cuidar precipuamente dos aspectos experimentais da Doutrina, em termos de investigação científica e debates filosóficos de ideias e princípios, imaginando de secundária importância o culto religioso do Evangelho.

            Se tivessem razão nesse seu modo de pensar, o Divino Mestre teria, entre os homens, assumido uma cátedra de luzes intelectuais, para abrir caminhos novos e positivos à maior compreensão da vida e do mundo, do ângulo dos conhecimentos da ciência terrestre. Ele, porém, preferiu cuidar do sentimento humano, ensinando e exemplificando o amor, o perdão, o sacrifício e a fidelidade ao Pai, por conhecer as nossas necessidades fundamentais e saber, no seu Infinito Discernimento, que de nada vale a ilustração sem a bondade, o conhecimento técnico sem a virtude salvadora.

            O divino pastor não ignorava que o progresso é inelutável e conduz inexoravelmente a continuados acréscimos das possibilidades de entendimento e de ação dos homens, nos domínios das coisas materiais. Entretanto, sem claridade espiritual, sem disciplina moral e sem espírito de misericórdia, todas as conquistas são ilusórias, quando não redundam em tragédia, pelo mau uso de capacidades essencialmente divinas.

            Apesar desse cuidado do Supremo Seareiro, os homens da Terra não se abstiveram de deturpar o sentido cristalino e simples das lições evangélicas, transformando a Boa Nova da Redenção em campo de especulações menos dignas e finalmente em trampolim para realizações imediatistas, muitas vezes iníquas.

            O novo Cristianismo, que é o Espiritismo à luz do Evangelho, pode sofrer as mesmas infelizes tentativas de deturpação, se for usado para fins que não a extensão do Reinado do Amor Divino, na materialização da caridade fraternal.

            Por toda parte, mesmo e principalmente nos centros mais adiantados da cultura terrícola, começam a explorar irresponsavelmente os poderes da mente, procurando "vender" as faculdades do Espírito, tão pouco conhecidas ainda, a desavisados agentes interesseiros, para aplicações no campo do enriquecimento material ou da dominação política.

            Por tudo isso, o trabalho nas linhas de frente da Casa de Ismael, nos dias de hoje, assume ainda maior vulto e importância, pois é dela que partem as maiores luzes para o mundo aflito, a fim de que as trevas não dominem a Terra.

            Que Deus nos dê alento e auxílio, nos postos avançados em que nos situou,
em diversificadas responsabilidades no Movimento, na vastidão da Pátria do Evangelho, permitindo-nos seguir sem temores, através das dificuldades e dos sacrifícios que nos forem exigidos, fiéis ao serviço do bem e ao Espírito de Nosso Senhor Jesus-Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário