Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

'O Fantasma de Galileu'

O Julgamento de Galileu

O Fantasma de Galileu
Antônio Túlio /Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Janeiro 1958

            Na coleção de livros contra o Espiritismo, publicada sob o título "CONTRA A HERESIA ESPíRITA", o 7.° tomo é sobre Galileu Galilei e Giordano Bruno, e traz o nome "Galileu Galilei - à luz da História e da Astronomia". Foi escrito por José Bernard, S. J., e é prefaciado por Frei Boaventura, O.F.M.

            A finalidade do livro é acusar de novo Galileu e defender a Igreja.

            Reconhece que Galileu foi um gênio de primeira grandeza, mas lhe ataca a moral. Diz que "em Pádua tinha três filhos sem estar casado" (pág. 22); que era arrogante, combativo, desrespeitoso e assim desencadeou ódios que culminaram pela sua condenação.

            Quanto a Giordano Bruno igualmente faz tremendas acusações contra sua moral e sua agressividade. Diz que a condenação não foi por causa das suas descobertas astronômicas, mas por imoralidade e heresias. Um lamentável erro tipográfico na pág. 66 diz que ele foi queimado "vivo em 17-2-1699". Foi em 1600, aos 52 anos de idade, pois que nasceu em 1548.

            O livro foi escrito especialmente contra os espíritas, como fica dito no prefácio, o que nos dá certo prestígio. Pensamos que essa coleção de livros nos faz demasiada honra.

            A propósito do decreto que condenou o livro de Copérnico, o autor é muito elegante. Diz na pág. 35:

            “ Este funesto decreto é sem dúvida um dos atos mais infelizes já realizados por um órgão oficial da Igreja Católica. Condena uma verdade das ciências naturais e o faz por um motivo religioso."

            Sobre a sentença contra Galileu, lemos na pág. 57:

            “Assim chegou no dia 22-6-1633 o desfecho do triste drama, a publicação oficial da sentença. O ato se [êz na aula magna (não na igreja!) do colégio dominicano Maria sopra Minerva, só em presença dos membros do S. Ofício (Inquisição). Os juízes declaram: Galilei se tornou suspeito de heresia. Existe a suspeita de ter ele defendido a doutrina falsa e contrária à Sagrada Escritura de que o Sol seja imóvel, a Terra móvel, o Sol e não a Terra o centro do mundo e que se possa sustentar e defender como provável uma opinião ainda depois de ela ser declarada contrária à Sagrada Escritura. Desta forma Galilei incorreu nas censuras eclesiásticas das quais será absolvido se fizer abjuração. Seu livro é proibido, ele mesmo condenado à prisão segundo o beneplácito da Inquisição e, durante três anos, rezará semanalmente os sete salmos penitenciais."

            O livro ataca fortemente Camille Flammarion que cita em “Astronomie Populaire" os episódios das condenações de Giordano Bruno e Galileu. As palavras de Flammarion vêm citadas na pág. 63.

            A fim de demonstrar que queimar vivo não era privilégio da Igreja, o autor nos cita o seguinte fato:

            “Em 1307, Filipe IV, o Belo, cobiçou os ricos bens da Ordem dos Templários. Em 12 de Outubro daquele ano, o rei fingido distinguiu o grão-mestre Jacob de Molay com grandes honras e no dia seguinte o lançou repentinamente na prisão com todos os cavaleiros, membros da Ordem na França. 54 cavaleiros que se prontificaram a testemunhar pela inocência da Ordem foram queimados vivos em Paris. Em todos os casos (p. ex. fora da França, onde foi aplicada a tortura), ficou patente a inocência dos cavaleiros. O Papa protestou, mas em geral mostrou--se fraco, e aboliu a Ordem. A 13-3-1314 o rei mandou queimar vivo também o grão-mestre." (Pág. 67)

            Esse rei católico morreu nesse mesmo ano de 1314, em que mandou queimar vivo o grão-mestre dos Templários. Não sabemos se é honroso para a Igreja o episódio citado, de fato ocorrido no mundo católico, havendo sido queimados vivos 55 homens inocentes e virtuosos, com a finalidade expressa de se apoderarem dos bens da Ordem. Temos mais compaixão de Filipe, o Belo, do que de suas numerosas vítimas.

            Mais de três séculos depois do processo inquisitorial que condenou Galileu, seu fantasma ainda assusta a Igreja e a leva a acusá-lo de novo, como vemos nesse livro.

            Como defesa da Igreja, o livro não tem valor algum; ao contrário, confirma a verdade triste de sua História. E essa História já vem de longe. As perseguições contra os judeus, movidas pela Igreja e continuadas através de séculos, nunca serão esquecidas. As Cruzadas, guerras de pilhagem e extermínio, em nome da Igreja, duraram quatro séculos. Esse longo passado é indefensável. Atacar o Espiritismo, ainda tão jovem, é inútil. Cumpre reconhecer que é preciso fazer tudo de novo, porque o passado está todo errado.


Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário