Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

'Seguir a Jesus' - as condições (a palavra de Mateus)

Seguir a Jesus
- As Condições -

16,24 Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
16,25  Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, recobra-la á.
16,26  Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, e arruinar a sua vida? O que a gente não daria em troca da vida?  
16,27 Porque o Filho  virá na glória de seu Pai, com seus anjos. Então, retribuirá a  cada  um, segundo  as  suas  obras.
16,28 Em verdade vos declaro, muitos destes que aqui estão, não verão a morte, sem que tenham visto o Filho voltar na majestade de seu reino.” 


Para Mt (16,24), - Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me! - encontramos a    palavra de Emmanuel, em  “Caminho, Verdade e Vida”, por Chico Xavier:
           
            “Frequentemente, as organizações religiosas e mormente as espiritistas, na atualidade, estão repletas de pessoas ansiosas por um conforto.

            De fato, a elevada Doutrina dos Espíritos é a divina expressão do Consolador Prometido. Em suas atividades resplendem caminhos novos para o pensamento humano, cheios de profundas consolações para os dias mais duros.

            No entanto, é imprescindível ponderar que não será justo querer alguém confortar-se, sem se dar ao trabalho necessário... Muitos pedem amparo aos mensageiros do plano invisível; mas como recebê-lo, se chegaram ao cúmulo de abandonar-se ao sabor da ventania impetuosa que sopra, de rijo, nos resvaladouros dos caminhos?

            Conforto espiritual não é como o pão do mundo que passa, mecanicamente, de mão em mão, para saciar a fome do corpo, mas , sim, como o sol, que é o mesmo para todos, penetrando, porém, somente nos lugares onde não se haja feito um reduto fechado para as sombras.

            Os discípulos de Jesus podem referir-se às suas necessidades de conforto. Isso é natural. Todavia, antes disso, necessitam saber se estão servindo ao Mestre e seguindo-o. O Cristo nunca faltou às suas promessas. Seu reino divino se ergue sobre consolações imortais; mas, para atingi-lo, faz-se necessário seguir lhe os passos e ninguém ignora qual o caminho de Jesus, nas pedras deste mundo. 

          Para  Mt  (16,27) - ... a cada um segundo suas obras! - leiamos o “Livro da Esperança” de Emmanuel por Chico Xavier:

            “Para clarear a noção da responsabilidade pessoal, nunca é demais recorrer às lições vivas da natureza.

            No plano físico, Deus é o fulcro gerador de toda a energia, no entanto, o sol é a usina que assegura a vitalidade terrestre; é o fundamento divino do mundo mas a rocha é o alicerce que sustenta o vale; é o proprietário absoluto do solo, todavia, a árvore é o gênio maternal que deita o fruto; é o senhor supremo das águas, entretanto, a fonte é o vaso que dessedenta os homens.

            Igualmente, no plano moral, Deus é a raiz da justiça, no entanto, o legislador é o tronco dos estatutos de governança; é a cabeça insondável da sabedoria, mas o professor é vértebra da escola; é a inspiração do trabalho, todavia, o operário é o agente da tarefa; é a essência do campo, entretanto, o lavrador é o instrumento da sementeira.

            Assim também ocorre na esfera de nossos deveres particulares.

            Tudo aquilo de que dispomos, incluindo afeições, condições, oportunidades, títulos e recursos pertencem, originariamente, a Deus, contudo, é forçoso zelarmos pelo setor das próprias obrigações, porquanto, queiramos ou não, responderemos a Deus, através das leis que orientam a vida, pelo serviço individual que nos cabe fazer.”


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário