Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

1. 'Apreciando a Paulo'

Paulo de Tarso por Diego Velasquez


1
‘Apreciando a Paulo’
      comentários em torno
    das Epístolas de S. Paulo
   por Ernani Cabral

Tipografia Kardec - 1958

Apresentação

            O douto professor Ernani Cabral, diretor da Faculdade de Direito de Goiás, escolheu o firmatário, como profissional do Direito e seu confrade, para prefaciar este livro, mensageiro eloquente do vigor do seu entusiasmo pelo Cristianismo, visto às luzes da Doutrina Espírita, da Bíblia e dos ensinamentos do apóstolo Paulo, o hermeneuta ímpar.

            Não conhecemos o autor deste conjunto de crônicas doutrinárias senão através do trabalho em apreço, e é o suficiente para verificar estarmos diante de um comentarista inteligente, muito informado, volvido para o bem, com cabedal científico amadurecido no estudo e na meditação.

            Espiritismo, como lhe indica o nome, é a ciência do espírito, a filosofia que analisa o ser em tôda a gama de sua constante evolução, discernindo-lhe os dons, buscando suas origens e vislumbrando lhe a destinação. Seus princípios basilares são de resultados morais e consequências religiosas tão evidentes e relevantes, que o predestinam a iluminar por dentro todas as religiões, porque fita a meta da perfeição pelo progresso espiritual; incessante e indefinido.

            Do ângulo espírita, sobreleva a vivência das normas cristãs que favorecem o desenvolvimento crescente de ampliação das faculdades da alma, que não sobe nem anda para a frente, mas que aumenta as suas virtudes na razão direta dos próprios aperfeiçoamento e purificação.

            O espiritista é um átomo pensante que gravita para a perfeição, através de vidas sucessivas, pelo trabalho, o saber e a solidariedade, até atingir a sabedoria, que representa a aquisição do completo equilíbrio entre a compreensão e o amor.

            O eficiente esforço do emérito professor Ernani Cabral é da mais intensa utilidade e deve ser reproduzido pela imprensa escrita e falada, a fim de que todos se esclareçam e a vantagem sobre os pontos cardiais da existência humana. Outrossim, no começo, das reuniões e dos trabalhos espiríticos, conviria ler trechos deste livro, trocando empós ideias a propósito, e relembrando as fontes de origem dos comentos, sempre com precisão indica das no texto.

            Afaste-se de vez o engodo mistificador da veneração de imagens, sem naturalmente substituí-las pela escravização ao livro, mesmo que seja o das escrituras sagradas, porque a Deus se adora em espírito e verdade, conscientemente, sem mediadores.

            Compulse-se a obra com simpatia, sem permitir a tagarelice das próprias mentes, fazendo-se momentaneamente abstração das anteriores convicções, e buscando viver o pensamento do autor e apreender lhe as conclusões, e se poderá assim revisar as certezas que se tinham e chegar talvez a outras mais verdadeiras.

            Aplaudimos o autor, louvando lhe a iniciativa deste livro tão claro e justo, e especialmente o desassombro com que combate o culto externo, que entrava a evolução do espírito, e as penas eternas, que atentam contra os atributos da Divindade, bem como a exemplar lição da necessidade de um aprendizado prévio que dá aos espiritistas.

                                   Porto Alegre, 18-9-1958.

Paulo Hecker

Nenhum comentário:

Postar um comentário