Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Para a frente e para o Alto



Para a frente
e para o Alto
Martins Peralva
Reformador (FEB) Maio 1964

            A frase escolhida para título desta crônica consubstancia um programa de renovação individual.

            Decompondo-a em duas partes, para análise do seu conteúdo doutrinário, teremos: “Para a frente” e “Para o Alto”.

            Sempre que avançamos, demandamos novas linhas de frente.

            Movimentamo-nos em busca de alguma coisa.

            Desta maneira, caminhamos sempre que ocupações novas se nos apresentam, como oportunidade de trabalho, nos campos espiritual e material.

            É que a Vida, em si mesma, é movimento, sugerindo-nos infatigável esforço no serviço de redenção que nos cabe realizar na arena de nosso mundo interior.          

            Não basta, contudo – di-lo a Doutrina Espírita, afirmam os Instrutores de Mais Alto - caminhar sem objetivo nobre, nem movimentar-nos sem programação que se baseie no aperfeiçoamento.

            É necessário saber como andamos. Observar de que forma nos movimentamos.

            A caminhada deve ser consciente e justa e a movimentação construtiva e fraterna.

            Daí, a sabedoria, profunda e simples ao mesmo tempo, da frase objeto de nossa análise - "Para a frente e para o Alto".

*

            Não basta, disséramos, caminhar. É indispensável “caminhar bem”, para que a nossa movimentação, no tempo e no espaço, não se faça em termos de horizontalidade.

            As preocupações do mundo, respeitáveis embora, têm a característica, insofismável, das coisas transitórias, que, fenecendo mais cedo ou mais tarde, significam caminhada horizontal,
realizada, exclusivamente, "para a frente".

            Fantasias inquietantes, alimentadas pela invigilância.

            Ambição desvairada, estimulando o ganho fácil.

            Anseios de evidência pessoal, sob o impulso, muita vez sutil, da vaidade, do personalismo.

            Temos que examinar, de cabeça fria e coração esclarecido, o conteúdo de nossa movimentação, dentro da vida, a fim de que não sejamos encontrados a pelejar o combate infrutífero - a caminhar só “para a frente”.

            É imperioso, se, de alguma sorte, já acordamos para a realidade, caminhar em sentido vertical, isto é, caminhar "para o Alto", onde se polarizam ideais superiores.

            Tarefas edificantes e ações filantrópicas, para que a fraternidade se expanda, pura e santa.

            Distribuição de reconforto e esperança aos que se desalentam e se enfraquecem no fragor das batalhas difíceis.

            Decisão de não repetirmos experiências que nos inquietaram o Espírito imortal...

            Quando insistimos em cultivar situações e problemas que a nossa consciência, desperta e iluminada pelo raciocínio, indica por errôneos, estamos caminhando "para a frente", o que nos é lícito, mas não convém.

            Todavia, quando, refletindo, dispomo-nos a retificar imperfeições e corrigir defeitos, a modificar atitudes e evitar novos comprometimentos conscienciais, estamos caminhando "para o Alto", sob o amparo e as bênçãos de Jesus.

            "Para a frente e para o Alto" é, pois, magnífico slogan, de cunho essencialmente doutrinário, de significação profundamente cristã.

            Apliquemo-lo, pois, em nossas experiências cotidianas, no "vaivém" de nossos acertos e desacertos, se estamos realmente interessados em reerguer-nos para a Luz, na certeza de que a humildade sincera, no reconhecimento de nossas faltas, é precioso medicamento para nossa alma.

            O sacrifício e a renúncia, a reflexão e a firmeza, constituem vigoroso fator de aproximação com Deus, Nosso Criador e Pai.

            Em síntese: a fim de que possamos, na paz de consciência e na alegria pelo cumprimento de nossos deveres, exaltar o Bem e embelezar a Vida, é necessário nos movimentemos não apenas “para a frente”, em sentido horizontal.

            É imperioso e fundamental verticalizemos nossas aspirações e esforços, caminhando, decididamente, "para o Alto", para que possamos alcançar, com o Mestre e em definitivo, a ascensão para a Imortalidade Triunfante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário