Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Monopólio Clerical



Monopólio Clerical

I. G. B.  (Ismael Gomes Braga)

            César Lombroso afirma que os cleros organizados atacam o Espiritismo e o Hipnotismo, só porque não puderam monopolizá-los, mas que virão um dia a consegui-lo. Leiamos suas próprias palavras, nas páginas 243/4 de "Hipnotismo e Mediunidade":

            "Mas, a supremacia da mulher se sobrepôs a todos os esforços, porque se baseava em suas condições orgânicas e vimos que os Gauleses e os Germanos as consideravam mais aptas às profecias não obstante esses esforços dos sacerdotes masculinos seus rivais. E vimos que na ilha de Sena as Druidesas predominavam completamente, como a fundo predominavam em Delfos, e também totalmente predominavam nas Costas e na Gália medieval"
            “Então, só restou aos sacerdotes o recurso de dizerem: Sejamos mulheres, e porque o hábito faz o monge, assim começaram a vestir trajes femininos, deixando de parte todo o resto da vestimenta dos guerreiros, que ficou apenas para os leigos.
            “Isto era visto, em parte, também, na antiga Roma. Os mistérios da Boa Deusa só consagravam mulheres; as Vestais não eram sacerdotisas. Os homens eram excluídos.
            “Ora, segundo Juvenal, como os homens queriam imitar os mesmos mistérios para observar os antigos ritos vestiam-se de mulher, adornando também a cabeça com faixas e pondo colares no pescoço.

            Um pouco abaixo, continua:

            “Não podendo vencer ou suprimir as mulheres, mascararam-se de mulher, e tiveram suas razões, porque a supremacia lhes foi completa, havendo também, na magia e na profecia, reconquistado a primazia.
            “E se agora, pela voz do Vaticano e dos seus órgãos, decretam anátemas contra o Espiritismo (que eles exercitaram sob o nome de profecia - para o que fizeram tantos sacrifícios) e contra o Hipnotismo, é porque, nas rápidas descobertas sobre estes fenômenos, ainda não encontraram o modo que tornaria fácil monopolizá-los e confisca-los a seu talante.
            “Assim, anatematizaram os metereologistas, porque entravam em seus domínios, e os fundadores da moderna Astronomia, Galileu e Copérnico, porém, quando viram que seus decretos não produziam efeito, porque partidos de leigos, dedicaram-se a fazer, quanto lhes era possível, astrônomos e meteorologistas, jurando e perjurando que sempre haviam protegido as ditas, ciências, quando, ao revés, as perseguiram.
            “Assim, em Astronomia, destacaram-se os padres Secchi, Densa, Piaezi, Francott e Giovanazzi, que fundaram, no mínimo, quinze Observatórios.
            "O mesmo sucederá dentro de não muito tempo, quando os fenômenos mediúnicos entrarem, (o fundamento seria justíssimo), a fazer parte de uma nova religião ou das antigas; então procurarão tirar proveito."

            Livre-nos Deus que tal coisa suceda! Somos otimistas a esse respeito. A moral progride e a inteligência se dilata. Os serviços e os bens socializam-se. Os interesses econômicos, que sempre aviltaram as coisas mais sublimes, vão-se modificando pela socialização. A insistência dos Espíritos superiores, em não permitirem aos médiuns receberem nenhuma forma de remuneração, vai criando nova mentalidade mais respeitosa para os serviços religiosos. Os desastres ocorridos com os médiuns desonestos são apavorantes. Não, mestre Lombroso! não será assim! Os Espíritos prepostos por Deus, para criarem a Religião do futuro, salvarão o Espiritismo.

            A missão do Espiritismo se cumprirá num mundo muito melhor do que o antigo e o hodierno. O futuro não poderá ser igual ao passado, porque a Humanidade será melhor. Tenhamos fé nos altos destinos do homem!

            Olhando para trás, teríamos razão de ser pessimistas, com o foi César Lombroso nesse ponto, mas devemos olhar é para a frente e para cima.

            Há um movimento de se abolirem as vestes femininas dos sacerdotes masculinos. Muitas igrejas já as aboliram e os padres católicos tratam agora de abolir a batina. No futuro não haverá tanta crença de que o hábito faz o monge, porque se compreenderá que os dons mediúnicos são comuns a ambos os sexos e a todas as idades.
Reformador (FEB) Jan 1961



Nenhum comentário:

Postar um comentário