Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2013

'Honestidade'



“...mas há um abismo entre a honestidade perante os homens e a honestidade perante Deus...
... Honesto é aquele que não prejudica o próximo ostensivamente, embora lhe arranque muitas vezes a felicidade e a honra visto o código penal e a opinião pública não atingirem o culpado hipócrita...
... Não basta, para ser honesto perante Deus, ter respeitado as leis dos homens; é preciso antes de tudo não ter transgredido as leis divinas. Honesto aos olhos de Deus será aquele que, possuído, de abnegação e amor, consagre a existência ao bem, ao progresso dos seus semelhantes; aquele que animado de um zelo sem limites, for ativo na vida; ativo no cumprimento dos deveres materiais, ensinando e exemplificando aos outros o amor ao trabalho; ativo nas boas ações, sem esquecer a condição de servo ao qual o Senhor pedirá contas, um dia, do emprego do seu tempo; ativo finalmente na prática do amor de Deus e do próximo.
Assim, o homem honesto, perante Deus, deve evitar cuidadoso as palavras mordazes, veneno oculto sob flores, que destrói reputações e acabrunha o homem, muitas vezes cobrindo-o de ridículo. O homem honesto, segundo Deus, deve ter sempre cerrado o coração a quaisquer germens de orgulho, de inveja, de ambição; deve ser paciente e benévolo para com os que o agredirem; deve perdoar do fundo, d’alma sem esforços e, sobretudo sem ostentação, a quem quer que o ofenda; deve, enfim, praticar o preceito conciso e grandioso que se resume “no amor de Deus sobre todas as coisas e do próximo como a si mesmo.”

                             
Livro: “O Céu e o Inferno”
de  Allan Kardec
48ª ed. FEB - 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário