Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bens da Vida


Bens da Vida
Emmanuel
por Chico Xavier
Reformador (FEB) Abril 1959

            Todos os bens do Universo essencialmente pertencem a Deus que no-los empresta - a nós criaturas de Seu Infinito Amor - para que venhamos a assimilar com eles os valores da evolução.
           
            Bens que foram estabelecidos para a segurança de todos...

            Talentos que se destinam a engrandecer a vida em todas as direções...

            Toda vez, portanto, em que nos apropriamos indebitamente do supérfluo às nossas necessidades, abraçando a torva inspiração do abuso e da violência, geramos perturbações e desastres que carreiam consigo o jugo asfixiante da morte.

            Vejamos, assim, quanto ameaçaríamos a estabilidade e o valor dos bens inabordáveis ao nosso controle humano.

            Se o ar puro fosse submetido ao nosso racionamento, decerto não nos pejaríamos de confiar as regiões menos simpáticas ao nosso modo de ser à sufocação e à esterilidade; se governássemos o curso livre das águas, indiscutivelmente estenderíamos o deserto, e, se a luz solar estivesse mantida sob o nosso arbítrio imperfeito, ampliaríamos demasiadamente o terrível poder da sombra.

            Não olvides, pois, que o próprio sangue em teu corpo, se não circula em plenitude de harmonia e equidade, converte-se, de improviso, em fator de necrose e apodrecimento.

            E aprende a dar do que tens e reténs para que te faças apoio às bênçãos de Deus no mundo.

            Não apenas a cobiça de recursos amoedados torna o homem indigno do progresso, mas também a sovinice da virtude gera os tormentos da miséria moral, tanto quanto a usura da inteligência cria os monstros da treva e da ignorância.

            Hoje, amanhã e sempre, não esqueças de honrar a vida distribuindo sabiamente os bens com que a vida te honra, porque somente trabalhando e aprendendo, servindo e ajudando, sem descansar, encontraremos em nós mesmos o luminoso trilho de acesso à infinita Glória de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário