Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

'A Codificação e o Index'


A Codificação
no “Índice de Livros Proibidos”
da igreja de Roma.

            "A data de 1º de maio de 1864 será marcada nos anais do Espiritismo, como a de 9 de outubro de 1861. Ela lembrará a decisão da sagrada congregação do lndex, concernente às nossas obras sobre o Espiritismo. Se uma coisa surpreendeu os espíritas, é que tal decisão não tenha sido tomada mais cedo. Aliás, uma só é a opinião sobre os bons efeitos que ela deve produzir, já confirmados pelas informações que nos chegam de todos os lados. A essa notícia, a maioria dos livreiros se apressou em pôr essas obras mais em evidência. Alguns, mais timoratos, crendo numa proibição de sua venda, as retiraram das prateleiras, mas nem por isso deixam de vendê-las furtivamente. Tranquilizaram-nos, fazendo-lhes observar que a lei orgânica diz que "Nenhuma bula, breve, decreto, mandato provisão, assinatura servindo de provisão, nem outros expedientes da cúria de Roma, mesmo que só digam respeito aos particulares, poderão ser recebidos, publicados, impressos nem de qualquer modo executados sem autorização do governo.”

            Quanto a nós, esta medida, que é uma das que esperávamos, é um sinal que aproveitaremos, e que servirá de guia para os nossos trabalhos ulteriores.”

            Fonte: ‘Revista Espírita’ por Allan Kardec 
Ano VII 1864 (1ª Ed. FEB 2004)


Do Blog: Apenas 30 dias após o lançamento do livro  “O Evangelho segundo o Espiritismo” ele teve sua leitura, guarda, propriedade ou venda proibida pela igreja de Roma sob pena de excomunhão.  E não faz tanto tempo assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário