Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

31a e 31b. 'Revelação dos Papas - Gregório II


31a

‘Revelação dos Papas’
(Obra Mediúnica)

- Comunicações d’Além Túmulo -


Publicada sob os auspícios da
União Espírita Suburbana
Rua Dias da Cruz 177, Méier

Officinas Graphicas d’A Noite
Rua do Carmo, 29
1918

Gregório II
Aparece ao médium vidente um homem idoso, claro,
 rosto regular, cabeleira branca e barba curta, vestindo habito escuro
e circundado de luz branca, prateada e azul.  Tem na cabeça a tiara.

________________________

          Aqui tendes, meus caros irmãos da Terra, o papa que em vida praticou atos de piedade e brandura, de caridade e religião pura e inspirada nos ensinamentos de Jesus; mas tendes, ao mesmo tempo, diante de vós o papa que mais fraco se mostrou ante as imposições dos grandes da época em que viveu.
          Fui fraco obedecendo aos que não mereciam o respeito nem a consideração do Grande Pontífice, aqueles que deviam apenas ser tolerados e perdoados pela sua fraquezas e pela sua ignorância.
          Não soube, ou melhor, não pude conter as investidas dos pecaminosos e dos vis, interessados nas desordens morais e nos abusos praticados durante o tempo que pontifiquei.
          Não fiz o que devia: repelir esses maus elementos, mantê-los à distância, afastados dos que tinham a nobre e santa intenção de viver de acordo com os sacratíssimos princípios do puro Cristianismo, mantendo a pureza imaculada da sua fé e o respeito e a dignidade eclesiásticas, conservando-se sempre fieis aos ditames da consciência cristã, pautando os seus atos pelas normas severas do dever e da honra sacerdotal.
          Jamais devia ter consentido na injunção de tais elementos em matéria religiosa e ao mesmo tempo, sagrada e inviolável, cuja pureza eu tinha o dever de defender, não permitindo que viessem elementos estranhos ao papado discuti-la, modificá-la e até comprometê-la e profaná-la.
          Fui fraco, repito, acuso-me perante Deus e a Cristandade. Não tive a energia moral necessária para defender e sustentar os sãos princípios do Cristianismo, cuja sorte e destino foram confiados à guarda do papa, que sendo chefe supremo da Cristandade, era ipso facto o defensor, o mantenedor desses sagrados princípios, dessa sublime moral, ensinada pelo Mestre e divulgada pelos apóstolos, adotada pelos santos e mártires da fé cristã, que não vacilaram ao derramar o sangue por amor de tão santa quão sublime doutrina.
          Comprometi, pois, em grande parte, a grandeza e esplendor dessa verdade revelada por Jesus aos homens de boa vontade; sacrifiquei o brilho e a majestade dessa doutrina, deixando que falsos adeptos, valendo-se do prestigio e da força que lhes dava a posição elevada em que se achavam muitos deles, viessem ditar leis ao papa; impor-lhe a sua vontade, obrigando-o a condescender com o que devia ter hombridade e energia suficientes para condenar e reprovar, ainda que da condenação e reprovação de tais coisas resultassem para o Pontífice desafeições e inimizades. Devia ter me conservado firme e intransigente em matéria religiosa e ainda mesmo quando, para defendê-la fosse preciso o sacrifício da própria vida.
          Preferi ceder a lutar contra os que queriam governar, legislar, decretar, revogar, enfim, influir no que só aquele que recebera a missão de definir as coisas sagradas tinha o direito, o poder e a capacidade para julgar, criar, resolver e modificar.
          A ninguém competia o fundo das altas questões teológicas, decifrar os mistérios da religião de Jesus Cristo, cuja pureza, verdade e sabedoria não podiam ser compreendidas pelos que não se achavam em condições de poder avaliar a grandeza e o objetivo colimado por tão sublime filosofia.
          Fiz, de fato, alguns esforços para impedir a invasão dos cobiçadores das honras e prerrogativas que o Vaticano concedia aos que se empenhavam nas grandes lutas em prol da fé cristã, aos lutadores, aos defensores do puro e verdadeiro Cristianismo; mas a minha atitude mal definida, a minha vontade indecisa, o meu temor às lutas religiosas que sempre procurei evitar durante o meu pontificado, fizeram com que se anulassem os meus serviços e fracassassem todas as minhas tentativas de resistência à onda avassaladora dos interesses mal contidos e indefensíveis.
          Corporifiquei o sentimento cristão, sintetizei em minha pessoa as ideias da Cristandade; consubstanciei no meu reinado pontifício todas as aspirações do momento, mas a minha ação foi pouco eficaz, a minha energia não atingiu ao ponto desejado, a minha coragem se desfez de encontro à resistência dos elementos profanos, forte, arregimentados, disciplinados, dirigidos por mãos hábeis de políticos afeitos às lutas, experimentados nas refregas e nos grandes combates, nas guerras ateadas pelo paganismo e pela impiedade.
          Fui, pois, fraco, pusilânime, crente sincero, piedoso, tolerante e submisso à vontade de Deus, para quem me voltava constantemente, invocando a sua misericórdia e o seu socorro.
          Sou, portanto, apenas culpado de fraqueza, falta de energia, coragem para lutar, força para sustentar o que fora confiado à minha guarda, entregue à minha vigilância, o que antecessores deixaram sob a minha proteção, aquilo que o passado legara ao presente e que eu tinha o dever de transmitir intacto ao futuro, as vindouras gerações cristãs.
          Fui fraco, reconheço e proclamo, e disso me acuso perante Deus e o mundo que me ouvem neste momento; mas hoje sinto que, ainda assim, apesar das franquezas, cumpri em grande parte o meu dever, a minha missão, tanto quanto me foi possível, tanto quanto me permitiram as reduzidas forças, a minha insignificante moral.
          Sinto, apesar de tudo, um consolo, uma imensa satisfação, um indescritível prazer; não fui forte, mas um crente sincero e devotado ao meu Jesus, que sempre amei e adorei com o mais profundo e respeitoso amor; não fui forte, mas rejubilou-me de haver sido um humilde perante Deus, cujo nome e cuja gloria sempre honrei e exaltei com mais decidida firmeza; não fui forte, mas alegro-me de ter sido um bom cristão, piedoso, casto, e puro; fui um fraco para lutar com os homens, mas senti-me forte para resistir às tentações e às seduções da carne, à volúpia do ouro, aos apetites bestiais, a fome de poder e domínio absolutos.
          Fui um papa humilde, que jamais soube lutar, que não teve a audácia e o valor dos grandes e dos fortes; mas a minha alma exulta de prazer ao recordar os atos de caridade cristã que praticou na Terra, o meu espírito neste momento veste-se com as roupagens da humildade e da caridade que praticou no mundo.
-continua-


31b

‘Revelação dos Papas’
(Obra Mediúnica)

- Comunicações d’Além Túmulo -


Publicada sob os auspícios da
União Espírita Suburbana
Rua Dias da Cruz 177, Méier

Officinas Graphicas d’A Noite
Rua do Carmo, 29
1918

-continuação-

Gregório II
          Sou feliz e, assim como proclamei os erros, proclamo agora as minhas virtudes, não por orgulho de as haver possuído, mas para mostrar aos meus irmãos da Terra que é sabida e justa a misericórdia divina; premia e castiga, discerne, descrimina, pesa, mede, julga, compara, examina e confere e depois tira o que lhe pertence e dá ao espírito o que é seu, aquilo a que ele faz jus pelas suas boas obras, pelas suas virtudes, pela sua humildade, pela moral e caridade.
          Falando-vos do que mereci, não procuro engrandecer-me, mas ao contrário, estimular-vos para o bem, para a prática da caridade - a maior das virtudes para a humildade - o maior de todos os dons de que o espírito se pode adornar para comparecer a presença do Supremo Juiz, sem temer a sua condenação em absoluto; falando-vos de algumas virtudes que possui, tive em vista apenas instruir-vos, ensinar-vos, aconselhando que vos exerciteis nessas virtudes que salvam o homem quando lhe faltam outros predicados para recomendar o seu espírito à justiça de Deus.
          Peço-vos encarecidamente que não vos desvieis do caminho da verdade, do bem, da humildade, da caridade e da verdadeira moral cristã, ensinada por Jesus, que hoje vem novamente viver entre vós nestes ensinamentos, nesta “Revelação dos Papas”, que volta para vos dar exemplos de humildade e submissão a Deus, vindo ao lado dos papas para confortá-los, dar-lhes coragem para dizerem toda a verdade ao seus irmãos. Ficai certos de que Deus não vos esquece, apesar das vossas imperfeições, das vossas fraquezas e misérias; podeis, portanto, confiar na Sua justiça e misericórdia, podeis contar com o perdão, desde que vos prepareis para recebê-lo.
          Ficai tranquilo porque Ele é um verdadeiro pai, sempre disposto a perdoar o filho que se volta para Ele e humildemente confessa os seus crimes, arrependendo-se, com sinceridade, de os haver cometido, e se propõe a repará-los, como fazem neste momento os papas que se revelam nestas mensagens.
          Deus, pois, meus irmãos, estará sempre convosco; Seu Filho, o sublime Jesus, também não vos abandona um só instante e neste momento vos fala pela boca dos papas desencarnados, repetindo as suas lições de outrora: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. “Que a mão esquerda não veja o que a mão direita der”. “Não façais a outrem o que não desejardes que vos façam”. “Sede prudente para serdes sábios”. “Perdoai para serdes também perdoados”.
          Repito-as e convido a meditardes sobre elas.
          Que Deus vos dê a glória de poderdes, um dia, receber o prêmio por haverdes cumprido a risca esses ensinamentos - são os votos ardentes de
     Gregório II
      Setembro de 1915
Informações Complementares
            Papado de 19 de Maio de 715 a 11 de fevereiro de 731. De enorme talento para oratória mereceu o nome de ‘papa diálogo’. As terras da igreja de Roma se viram ameaçadas por lombardos. Em associação com o governador de Nápoles conseguiu recuperar a cidade de Cumes (Itália) destacando assim o despotismo papal. Expandiu a influência católica na atual Alemanha. Inúmeras igrejas e conventos foram reformados particularmente em Roma. Pronunciou anátema contra fieis que casassem com sacerdotisas e religiosas e contra aqueles que consultassem adivinhos. Permanecia a guerra das imagens. Uns contra, outros a favor como este papa. A história recorda deste papa como um opressor do povo italiano.

Fonte: ‘Os Crimes dos Papas’ 
por Maurice Lachatre (Ed Madras 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário