Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

'A Dinâmica do Evangelho'


A Dinâmica do Evangelho

Martins Peralva
Reformador (FEB) Maio 1959

As palavras que eu vos disse são espírito e vida. - Jesus


            O Evangelho é, todo ele, um compêndio de esclarecimento e renovação.

            Examinando a essência de suas parábolas e alegorias, isto é, o substrato de seus ensinos e de suas magníficas sentenças, encontrará sempre o estudante a palavra do Mestre esclarecendo e induzindo as criaturas à realização íntima.

            Os versículos evangélicos, representando o divino pensamento de Jesus, Nosso Mestre e Senhor, contêm aquele dinamismo atuante que nos impulsiona o coração para definitivas aquisições, no campo do sentimento, ao mesmo tempo que nos orienta a inteligência para reais expressões do conhecimento superior.

            Traduzindo atividade constante, movimento e ação para o Bem e para a Luz, as lições do Cristo não permitem que o aprendiz estacione na indolência, furtando-se à renovação interior.

            Se é verdade que em suas páginas encontramos o calor que aquece e reanima almas combalidas ou vacilantes, aconselha o bom senso, todavia, assimilemos do Evangelho, especialmente, a substância renovadora que nos compele ao trabalho, ao estudo, à fraternidade.

            O Evangelho é, todo ele, um convite ao reajustamento.

            O verbo do Cristo, segundo as anotações de João no cap. 6, vers. 63, é claro e preciso quanto ao sentido dinâmico da doutrina que nos legou.

            Prevendo que possivelmente procuraríamos acomodar os seus ensinos a pontos de vista e concepções utilitaristas, advertia Jesus: “As palavras que eu vos disse são espírito e vida."

            A estagnação é incompatível com a essência do Cristianismo.

            Ante os maravilhosos clarões evangélicos, tudo se movimenta, se rejubila, se expande.

            Braços fraternos se estendem para ajudar e servir - sob o impulso do Evangelho.

            Corações amorosos, tocados do divino sentimento da compaixão, abrigam companheiros exaustos, recebendo-lhes, pacientemente, as dolorosas confissões.

            O Evangelho é bálsamo nas chagas que sangram, mas é, também, luz nas trevas que amedrontam e confundem.

            É orvalho que suaviza e embeleza, mas é, igualmente, força que cria, estímulo que renova, energia que agita poderes latentes do espírito humano, concitando-o ao encontro consigo mesmo.

            Na feição de mensagem consoladora, reflete a doce misericórdia de Jesus, que, das Elevadas Esferas, desceu até à nossa pequenez e indigência.

            Na sua feição dinâmica - ergue-nos a mente e o coração para os anseios superiores que sublimam e divinizam.

*

            A função do Espiritismo, neste primeiro século de Codificação, tem sido, inegavelmente, a de apresentar o Evangelho sob este aspecto: dinâmico - construtivo - renovador.

            Com o Evangelho e a Doutrina Espírita nos levantaremos, caminharemos e conquistaremos a glória de nossa redenção para, a Vida Superior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário