Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2013

Muletas



MULETAS

Acolhei a quem é fraco na fé, sem lhe criticar as intenções. Este crê que pode comer de tudo; o fraco porém, só come vegetais. Quem come não despreze a quem deixa de comer; quem não come não condene a quem come; porque Deus o acolheu. Quem és tu que proferes sentença contra um servo alheio? Que ele esteja em pé ou caia - isto é com o seu senhor. Entretanto, pode ficar de pé, porque o Senhor é assaz poderoso para o sustentar.
Este faz diferença entre dia e dia, ao passo que aquele considera iguais todos os dias. Fique, pois, cada qual com o seu modo de ver. Quem guarda o tal dia, guarda-o em honra do Senhor, pois que dá graças a Deus; e quem se abstém de comer, abstém-se em honra do Senhor, e também ele agradece a Deus. Nenhum de nós vive para si nem morre para si mesmo. Vivendo, vivemos para o Senhor; morrendo, morremos para o Senhor. Vivamos, pois, ou morramos – ao Senhor é que pertencemos. Porque foi precisamente por isso que Cristo morreu e tornou à vida: para reinar sobre os vivos e os mortos. Por que proferes sentença contra teu irmão? Ou por que desprezas a teu irmão, quando todos temos de comparecer ante o tribunal de Deus?
(Rom, 14:1 ss)

O homem fraco e aleijado anda de muletas...

Deixemo-lo... Melhor assim do que ficar estendido à beira da estrada.

Se ele recuperar o vigor dos membros, jogará pra lá as muletas, sem que lhe digamos...

E se uma alma piedosa necessita das muletas de certas indústrias ascéticas, de certas exterioridades rituais, para conservar o fervor do espírito, -- para que lhe quebrar essas muletas?

Deixemo-la! Dia virá em que ela, de plena saúde espiritual, descerá do monte Garizim e sairá do templo de Jerusalém para “adorar a Deus em espírito e verdade.”

A Verdade tem os seus direitos... 

Mas a Caridade também os tem...


H Rohden 

in 'Em Espírito e Verdade'






Nenhum comentário:

Postar um comentário