Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2013

E eu com isso!?!



"Devemos lamentar aqueles que sabem tanto, mas na realidade sabem tão pouco. A aquisição do conhecimento deveria trazer, não vaidade, mas humildade. O indício de uma alma adiantada não está na basófia, mas na mansidão e na consciência de suas imperfeições que devem ainda ser eliminadas".                                                                  Silver Birch


A tarefa daqueles como nós que já estão na posse de uma verdade superior, é procurar transmitir esse conhecimento ao semelhante, mas não esperar que venham todos correndo para nós, porque a aceitação da verdade renovada exige certa maturidade espiritual e certa dose de humildade intelectual que nem todos alcançaram. O Espiritismo não arrasta ninguém - ele atrai para a luz as almas fascinadas pelo brilho da verdade. O que nos cabe fazer é proclamar o conhecimento que nos foi dado. Se o companheiro não quiser ou não puder aceitá-lo, ouça você o conselho de Silver Birch a uma senhora:

- Não se preocupe. Você não é responsável por ele, mas somente por você. Sempre lhes digo que, por mais que eu os ame, não posso viver a vida deles, pensar por eles ou responsabilizar-me pelos seus atos. Esse dever é deles: como devem decidir a ordenação de suas vidas à luz do conhecimento de que dispõem. Você é responsável pelo que você mesma faz, pelo que diz, pelo que pensa, nem mais nem menos. Você não é responsável pelo que seu esposo diz, pensa ou faz. Isso é da responsabilidade dele.

As observações oportunas de Silver Birch nos servem a nós, os que vivemos na esperança de transmitir a todos os que nos cercam as alegrias das nossas convicções. É que nem sempre encontramos em nossos mais queridos parentes e amigos o eco que faz ressoar em nós as vibrações dos nossos irmãos superiores que vieram trazer-nos a doutrina espírita. Muito estimaríamos que todos seguissem conosco, mas temos de respeitar o estágio evolutivo de cada um, pois, como diz Silver Bírch, não podemos viver as vidas alheias, nem pensar por eles ou assumir a responsabilidade pelos seus atos. Que isso, porém, não nos impeça de continuar pregando, principalmente pelo exemplo eloquente da nossa paz interior diante do infortúnio e das dores inevitáveis da vida humana.

Que não nos aflijam, porém, os resultados imediatos e que não duvidemos da competência de Deus para dirigir o Universo. Silver Birch nos adverte de que está crescendo constantemente o número dos que respondem ao apelo espiritual. E conclui: - Não estamos lutando uma batalha perdida. Estamos alcançando vitórias.

Trecho do artigo: “Lendo e Comentando” de
Hermínio de Miranda
como publicado em Reformador (FEB) Dezembro 1969


Nenhum comentário:

Postar um comentário