Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Em verdade vos digo...




... Em verdade vos digo, convém que me vá, porquanto, se não me for daqui, o Consolador não virá a vós, e eu indo o enviarei. Tenho, ainda, muitas coisas para vos dizer, mas não agora. Quando o Espírito da Verdade vier, ensinar-vos-á todas as coisas, pois não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido. Será ele quem me glorificará, porque tomará do que é meu e vo-lo anunciará.
           
O Espírito Consolador, portanto, não deverá contradizer o Cristo, pois que “tomará o que é dele”; deverá, ao contrário, completar seus ensinos, revelando-nos, pelos séculos afora, verdades que nossos pais ainda não estavam em condição de entender. Jesus, conforme a sua expressão, não quis lançar “pérolas aos porcos”. Receou que Verdades muito altas deslumbrassem a multidão dos simples que o cercava. Deixou ao Espírito de Verdade, ao Consolador íntimo das almas, o encargo de completar a boa nova, à proporção que a humanidade avançasse no caminho da luz, guiada pela ciência, e o de promulgar, enfim, o Evangelho Eterno...

                                              
por  P.V. Marchal
in ‘O Espírito Consolador’ (2ª Edição)
1914
Typ. da Emprêsa Litteraria e Typographica  
Porto Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário