Pesquisar este blog

sábado, 2 de fevereiro de 2013

26. 'O Cristianismo do Cristo e o dos seus vigários'.




26

 “O Cristianismo do Cristo
e o dos seus Vigários...
           
Autor: Padre Alta (Doutor pela Sorbonne)
Tradução de Guillon Ribeiro
1921
Ed. Federação Espírita Brasileira
Direitos cedidos pela Editores Vigot Frères, Paris


A questão decisiva

            Torna-se tirania todo direito que oprime os outros direitos, torna-se erro toda verdade que pretenda suprimir outras verdades. Sem dúvida, nem essa pretensão, nem esse fato são de temer, quer da parte da verdade, quer da parte do direito considerados em si mesmos, na abstração teórica. Não é, porém, com as abstrações que nos chocamos neste mundo; com as realizações é que nos temos de avir e as realizações dependem dos realizadores que, em geral, são muito menos perfeitos do que as abstrações. É o que se dá com esta abstração: o Cristianismo e com os seus realizadores, que são os cristãos.

            Em teoria, que a Religião? Que é o Cristianismo? Que é o Catolicismo?

            Religião significa: o que religa os homens a Deus; Catolicismo é uma palavra grega que significa Universalismo e, portanto, indica a religião universal capaz de ligar todos os homens ao mesmo Deus único e universal. Tal, precisamente, o Cristianismo original ou Cristianismo de Jesus Cristo, porquanto Jesus Cristo não pregou senão um único dogma, a unidade de Deus, Pai de todos os homens e em quem, por conseguinte, todos os homens são irmãos. Tudo o que vá além desta fórmula única não pode deixar de ser matéria de discussões e, portanto, objeto de ciência, não de religião.

            Se, para nos unirmos pela mesma fraternidade religiosa, houvéramos de esperar que todos tivessem a mesma compreensão do que é Deus e de todas as questões que se prendem a essa questão primária, fora mister aguardássemos que na Terra apenas um só homem restasse, porque, sendo único, talvez ele se achasse de acordo consigo mesmo. Mas, enquanto tal coisa não se dá, tarefa difícil já é persuadir aos homens que eles são todos irmãos, visto terem todos por pai o mesmo Deus único. Essa a razão por que Jesus limitou a esse único dogma a pregação universalista ou católica.

            "Ide pelo mundo e pregai isto a todos os homens!" disse Jesus Cristo a seus apóstolos. - "E se não nos escutarem? - Então, deixai de lado os que não vos escutem e ide a outros." A isto se cifrava a opressão ou a pressão que os apóstolos exerciam, ao tempo do Cristianismo primitivo (1).

            (1) Mateus, X, 14; Marcos, VI, 11; Lucas, IX, 5; Atos dos Apóstolos, XIII, 51.


Nenhum comentário:

Postar um comentário