Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

13. 'O Cristianismo do Cristo e o dos seus vigários'



13
 “O Cristianismo do Cristo
e o dos seus Vigários...
           
Autor: Padre Alta (Doutor pela Sorbonne)
Tradução de Guillon Ribeiro
1921
Ed. Federação Espírita Brasileira
Direitos cedidos pela Editores Vigot Frères, Paris


  
            Qual essa Lei Divina? É a lei social de fraternidade absoluta, sob uma realeza única, a de Deus. É a lei de verdadeira Religião, a religar todos os homens ao Deus único, para os religar todos uns aos outros.

            Por isso, desde o começo do Livro, Moisés mata todo orgulho de raça e de dominação: "Não digas - prescreve a Bíblia - não digas: Sou de raça real ou aristocrática. Lembra-te de que também tu foste escravo no Egito, visto que todos vós fostes escravos naqueles tempos e que da escravidão do Egito foi que Deus vos tirou a todos para fazer de vós seus servidores (4)."

            (4) Êxodo, XIII, 14

            Por todo o Oriente, na Caldeia como no Egito, na Pérsia como na Índia, o despotismo real, apoiado no regime das Castas, substituíra a antiga Sinarquia (sistema filosófico-político onde a sociedade é governada por sábios e não por políticos) e esse sistema inventado expressamente para abafar a liberdade e a dignidade humanas por meio das satisfações bestiais, tal êxito alcançara no seio da multidão grosseira, que os Hebreus, por mais de uma vez, gemeram sob as provas da emigração e suplicaram a Moisés que os reconduzisse ao país da escravidão, onde comiam e bebiam à vontade. "Quando sedebamus super ollas carnium" (5). Mas, o divino inspirado se manteve inflexível e durante quarenta anos andou com os emigrados por um deserto, que houvera podido transpor num mês, para dar tempo a que desaparecesse a geração atreita às ideias e os hábitos do antigo regime e surgisse uma geração nova, imbuída de ideias e práticas fraternistas, para formar Hebreus aptos a lutar, sem outro apoio além da obstinação pessoal e da solidariedade religiosa, contra todos os inimigos e todos os obstáculos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário