Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

História Antiga





História antiga
Rui Alencar Nogueira


           
            Transmitiu-nos um Espírito iluminado, mercê de Deus, esta grande e incontestável verdade:
            "As religiões (erro imperdoável) todas em luta entre si, exclusivistas, quanto à posse da Verdade, e isso em nome do próprio Deus, aplicadas não em procurar, como deviam, a ponte que as ligue, mas em cavar o abismo que as separe; cada uma presa da ânsia de invadir sozinha o mundo todo, em vez de coordenar-se com as demais, colocando-se no nível que lhe corresponda pela profundidade da revelação recebida, mais não têm feito que recobrir de humanismo a originária Centelha Divina." (Do Livro "A Grande Síntese", edição da FEB).

            Recordo-me, diante disto, que há cerca de 10 anos servia eu numa guarnição do Norte do país e estava no meu posto, num sábado, quando o sargento da guarda veio à minha presença para comunicar a chegada de um sacerdote católico que pretendia confessar, ali mesmo, todas as praças de serviço naquele dia.

            Por minha vez, devo declarar que, então, ainda não chegara até o meu espírito a luz da Terceira Revelação e eu ainda desconhecia a tolerância e a mansidão para com os pobres irmãos em Deus e vivia, portanto, nas trevas e sob o conceito materialista dos fatos.

            Ainda perplexo, fui ao encontro do padre que se propunha realizar um dos atos do seu culto religioso dentro de um Quartel, contrariando as leis e os regulamentos militares em vigor, do Estado desde os tempos memoráveis da proclamação da República e este laicismo foi uma das grandes conquistas da democracia no nosso país.

             "- Tenho ordens do seu comandante para confessar os homens, disse-me ele. Sou o capelão militar. Não vê que uso na manga da batina as estrelas de Capitão?"

             "- Desconheço essa função militar, reverendo. O desejo é, em verdade, muito antigo, mas os fatos ainda não estão consumados. Traga esta ordem escrita, porque ela é absurda e não pode ser cumprida assim ... de boca!"
-
             "- Ora, tenente, mas que exigência tola! O senhor é muito moço! Ainda não compreende a vida. Eu poderei ser, um dia, seu superior. E, olhe, o senhor terá que me fazer continência!"
           
             "- Tudo é possível, não nego, porque o mundo caminha para frente... mas dá os seus passos para trás, e nós podemos voltar às ladainhas nas casernas, como no tempo do Império. Mas, vamos esperar. Por enquanto, a Lei é outra bem diferente."

            Meia hora depois, o comandante - homem católico e que fora um dos organizadores da chamada "páscoa dos militares", dela participando como comungante, chamou-me ao telefone.

            "- Tenente, o padre F... veio à minha residência queixar-se. O senhor exigiu uma ordem escrita para que ele pudesse realizar confissões aí no Quartel, embora seja amanhã o dia da nossa páscoa?"

             "- Perfeitamente, coronel - respondi-lhe. O regulamento neste particular é bem claro e não permite. O senhor concedeu a ordem escrita?"

            " - Não, meu filho, redarguiu paternalmente. Você cumpriu o seu dever. Muito bem! As nossas igrejas, realmente, estão bastante próximas e os que desejarem poderão ir a qualquer delas, com toda convicção, mas sem a obrigatoriedade. Esta, sim, é a verdadeira religião - um dos verdadeiros caminhos que nos levam a Deus. Obrigar o soldado a ser católico, meu filho, não é possível nem é doutrina de Cristo!"

            "- Mas, comandante ... "

             "- Não diga nada, tenente, porque a Verdade está ao alcance de todos e Deus nunca foi nem será privilégio de ninguém ... "

            "-  Obrigado, coronel, pela excelente lição."

            "- Boa tarde, rapaz! Continue cumprindo assim os regulamentos da nossa instituição. É uma forma de ser cristão... "

            Foi este um grande e belo exemplo de compreensão, de tolerância e de amor ao próximo, digno de ser imitado.        

            E agora posso dizer: "Meu velho comandante e amigo! Que na Pátria dos Espíritos, onde vos encontrais, possam os missionários divinos esclarecer-vos e iluminar-vos cada vez mais para que possais derramar fluidos benéficos e dar intuições acertadas aos que labutam nas fileiras desse mesmo Exército que tanto amaste e tanto servistes com dedicação e tão perfeita compreensão."
Reformador (FEB) Novembro 1948


Nenhum comentário:

Postar um comentário