Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

17. 'À Luz da Razão' por Fran Muniz



17
“À Luz da Razão”

por   Fran Muniz

Pap. Venus – Henrique Velho & C. – Rua Larga, 13 - Rio
1924


O INFERNO E OS DEMÔNIOS


            Estamos em pleno inferno... Abrenuncio! (fórmula de esconjuro usada para afastar o demônio (signif. longe de mim! Te arrenego! Saia!): abrenúncio, Satanás!) Para longe a confusão!  Queremos dizer: Estamos em pleno capítulo do inferno. Arh! Quase nos sufoca o cheiro do enxofre!

            Eis “o subterrâneo das dores, caverna dos suplícios insondáveis, dos demônios, galeria murada de chumbo derretido, com tapetes de brasas, ambiente de enxofre, ventiladores de gemidos, cortinas de chamas e sanefas (tira larga de tecido que se estende sobre a parte superior de uma cortina) de labaredas.” E tudo isso criado, somente, para os refratários à igreja de Roma!

            Que ventura para os católicos, assistindo, do céu, aos tormentos porque passam os seus parentes e amigos nessa fogueira eterna!

            Admitamos, para exemplificar melhor essa questão de sentimento, o caso de uma mãe no céu com um filho no inferno:

            Podia essa mãe ser reconhecida a Deus pela graça que lhe fora concedida? Viveria feliz nesse céu? Pois não é verdade que semelhante paragem de delícias se tornaria para ela um verdadeiro inferno?

            Mas, enquanto não chega a vez de nos convertermos em torresmos, vamos, por curiosidade para os que não conhecem bem o inferno, descreve-lo, sem a intenção, porém, de horrorizar, nem provocar hilaridade em quem quer que seja.

            A descrição aqui feita, pertence “ipsis verbis”  à igreja, ou melhor, a quem fala autorizado por ele (1).

            (1) Goffine-Manual do Cristão. pág. 137. (Do Blog: Dispomos deste livro. Caso se interessem por algum detalhe, basta pedir...)

            “Fogo não só natural e verdadeiro mas também sobrenatural e milagroso!.. Sim, os condenados ao inferno ardem e estão submergidos, todos vivos, num mar de fogo que se não extingue jamais! ... fogo que tudo penetra e nada consome: tudo queima e nada desfaz! ... fogo temperado pela justiça divina com todo o gênero de tormentos para abrasar os corpos e os espíritos, e proporcionado às culpas dos condenados! Fogo que nada alumia. pois que tudo no inferno são trevas: produz, contudo, uma luz maligna, com a qual os condenados vem os objetos de que estão cercados! ...”

            “Ai daqueles infelizes que chegarem a entrar nesse cárcere escuro, estreito, hediondo e pestilento, onde encontrarão uma cama de fogo, cobras e toda a casta de bichos para manjares e fel de dragões para bebidas subministradas em copos de fogo; demônios e condenados para companheiros, todos juntos em montes vermelhos como ferro em brasa, etc., etc., tudo isso eternamente!..”

            Ufa! Isto é de estarrecer um bom católico e fazer suar frio um pobre cristão! Ainda mais quando se sabe que a descrição desses horrores foi sancionada por um papa!

            Como, porém, para “grandes males, grandes remédios”, o leitor se ficou também apavorado, basta benzer-se três vezes, depois beijar a mão do padre e oferecer uma vela a Santo Breve da Marca e todo o terror desaparecerá!

            E, agora, que já nos passou o susto, perguntamos: A igreja atual não se envergonhará dessas sandices descritas para apresentar o seu inferno? Não é isso menoscabar em demasia o critério e a inteligência do povo? Mas, com cautela e enfiando no corpo uma roupa de amianto, analisemos de perto esse inferno abrasador:

            Aquele fogo “natura” e “verdadeiro”, ao mesmo tempo “sobrenatural” e “milagroso”, dá-nos aquela ideia muito conhecida de um “sujeito alto, baixo, gordo, magrinho, sem braços que trazia nas mãos um presente para você”.

            Deve ser por isso que esse fogo tudo “penetra e queima” e nada “consome nem desfaz” apesar de temperado pela justiça divina.

            Deus, o Amor e a Bondade infinitos “encarregando-se da graduação” do fogo infernal e “infligindo toda a espécie de torturas” aos seus próprios filhos! Que desgraçado futuro deve ser o do infeliz que sancionou semelhante dogma!

            Se tal atrocidade não lembraria ao mais ignorante pai humano em seu perfeito juízo, como querem supor o Criador feroz e vingativo, capaz de o fazer quando Ele mandou ensinar o amor e o perdão como objetivos do seu agrado?..

            Destes sacrílegos é que o inferno estaria repleto, se de fato existisse, pois não é conhecido maior crime.

            Mas, prossigamos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário