Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

12. 'As Vidas Sucessivas'


12

‘As Vidas
Sucessivas’

por  Adauto de Oliveira Serra

 Livraria Editora da Federação Espírita Brasileira

1943

CORRESPONDÊNCIA CRUZADA


            Correspondência cruzada, ou “cross correspondance" do prof. A. C. Pigou, é o processo utilizado pelos Espíritos para chamar a atenção dos mais céticos e para demonstrar, experimentalmente, a sobrevivência da alma e a possibilidade da comunicação entre os planos material e espiritual.

            Há espíritos diversos que se manifestam por intermédio de um único médium como no caso de Chico Xavier, de Pedro Leopoldo, conservando, entretanto, cada qual, sua própria personalidade, seu estilo, a linguagem.

            Na correspondência ‘cruzada’ é um único Espírito que se manifesta, quase simultaneamente, através de alguns médiuns muitas vezes afastados uns dos outros e sem combinação prévia entre eles.

            Essas comunicações, isoladamente, não têm sentido algum; mas combinadas entre si, revelam inteligentemente a ideia do Espírito. Fragmentada, torna-se ininteligível, excluindo-se a possibilidade da telepatia.

            “O alvo destes esforços engenhosos e complicados", diz Oliver Lodge “é, de certo, provar que os fenômenos são obra de uma inteligência bem definida, distinta da de qualquer automatista."

            De tudo o que até aqui fica exposto, ressalta uma das duas alternativas: - "A sobrevivência de um Espírito não é mais inverossímil que as prodigiosas faculdades que nós somos obrigados a atribuir aos médiuns, se as recusamos aos mortos; mas a existência do médium, ao contrário da do Espírito, é incontestável."

            O terror que a morte nos pode causar: "o terror do desconhecido em que ela nos precipita" desaparece ante a sobrevivência do Espírito e a certeza das vidas sucessivas.

            Que sirvam estas páginas de estímulo aos sequiosos da Verdade para prosseguirem em seu progresso moral e espiritual.

            Os que têm sede de Justiça serão saciados com a leitura dos livros básicos do Espiritismo, com as obras de Kardec, Denis, Flammarion, Delanne, Bozzano e outros a fim de que o horizonte espiritual se dilate cada vez mais e caiam de uma vez para sempre o falso véu de Isis e o manto de Cibele, que querem empanar o brilho da realidade.

            Desfaça-se em ruínas o lendário castelo dos mistérios. A Verdade faça-se luz e a luz fecunde a razão e o bom senso de todos.

            Envidemos todos os esforços para extirpar o grave e fatídico erro em que labutaram os nossos antepassados: o medo da morte. Não mais encaremos o túmulo como o ponto final de nossa existência, mas como a porta que se abre a uma vida nova, a verdadeira vida, a única vida: a vida espiritual.

            "Não mais a dilação da agonia, acrescendo ao horror da morte; e o horror da morte exigindo o prolongamento da agonia", porque os mortos vivem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário