Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

10. 'As Vidas Sucessivas'


10

‘As Vidas
Sucessivas’

por  Adauto de Oliveira Serra

 Livraria Editora da Federação Espírita Brasileira

1943



A FENOMENOLOGIA ESPÍRITA


            Entre as provas da comunicabilidade dos Espíritos destaca-se a das sentenças cruzadas.
           Muitas vezes o médium escreve e fala ao mesmo tempo, "sendo a voz dominada por um Espírito e a mão por outro, mantendo-se duas conversações independentes. Mais raramente, a voz e as duas mãos são simultaneamente dominadas e dão-se três comunicações diferentes".

            Esses fatos foram rigorosamente observados por sábios cujo ceticismo era, a princípio, irredutível, mas que se submeteram afinal à evidência da verdade.

            Lendo-se o relatório de Ricardo Hodgson e o de J. H. Hyslop, conhecer-se-á "quantas precauções foram tomadas empregando-se inclusivamente polícias especiais e verificando-se que a senhora Piper, por exemplo; não podia, normal e humanamente, ter conhecimento nenhum dos fatos que revelava."

            Ademais, a senhora Piper submeteu-se a várias experiências com Myers, Dr. Hodgson, prof. Newbold, da Universidade de Pensilvânia, Sir Oliver Lodge, William James e outros - nomes esses mundialmente conhecidos, respeitados e admirados, cuja sabedoria e idoneidade moral ninguém ainda pôs em dúvida.

            Dentre eles, "o mais ardente, o mais convencido, o mais impaciente", nas investigações, foi Myers, que prometeu comunicar-se com os amigos após o seu transpasse. Cumprindo a palavra, manifestou-se em uma sessão, queixando-se de que o médium do qual se servia, "traduzia a sua ideia como um estudante que faz pela primeira vez uma versão de Virgílio." Depois, referindo-se aos encontros com pessoas conhecidas, que sabia terem falecido, julgava que só tinha visões em uma cidade desconhecida".       

            Essa comunicação, como bem o diz Maeterlinck, "fez ressuscitar de modo impressionante os hábitos, a maneira de pensar, de falar e o caráter de Myers".

            É o que aprendemos na prática espirita: Fazer o Espirito provar sua identidade quando passamos pelo crivo da análise e do bom senso, as comunicações recebidas.

            Sempre nos servindo de "A Morte", de Maeterlinck, vamos transcrever mais um fato revelando uma comunicação do Espírito de Hodgson: 

         "Um dia, ainda em vida de Hodgson, achando-se a sociedade com "déficit", houve um anônimo que mandou a quantia necessária para sanar o déficit. Hodgson, enquanto vivo, ignorava quem fosse o doador; mas, depois de morto, descobre-o entre os assistentes, dirige-se-lhe e agradece publicamente o donativo."

            São todos esses fatos que constituem a fenomenologia espirita, e como bem o diz Maeterlinck, à pág. 156: "Se não admitem a intervenção dos Espíritos, a maior parte destes fenômenos é absolutamente inexplicável." E, então, ele próprio confessa: "Não tenho repugnância em admitir a sobrevivencia e a intervenção dos mortos."

            É preciso notar que Maeterlinck estudou os vinte e cinco grandes volumes do "Proceedinqs", de William James, de quem ele diz a págs. 121: "São significativas hesitações de um homem que reformou a nossa psicologia e que possuía um cérebro tão maravilhosamente organizado e equilibrado como o de Taine, por exemplo. Doutor em Medicina e professor de Filosofia, muito cético e escrupulosamente fiel aos métodos experimentais, tinha três e quatro vezes as precisas condições para levar tais experiências a bom termo".

            Além disso, Maeterlinck cita constantemente Lodge, e Myers, e Crookes. Este último chamado por ele "homem de gênio". Crookes foi um dos iniciadores do Espiritismo experimental, "obtendo fenômenos de materialização que ainda não foram excedidos".

            A "Society for Psychical Research", fundada em Londres, teve Hodgson como secretário e William James como Vice-presidente. Funcionava "sob os aupicios dos mais ilustres sábios da Inglaterra". Seu estudo era dirigido por Gurney Myers e Podmore. Os "Proceedinqs" de W. James, constituem o relatório das atividades dessa sociedade. Dela diz Maeterlinck pág. 88  "É uma obra prima de paciência e consciência científicas. Nenhum fato ali é admitido, que não seja corroborado por testemunhos irrecusáveis, provas escritas e concordâncias convincentes".

            Para compreender os fatos espíritas é necessário estudo calmo, profundo e refletido. É preciso conhecer W. Crookes, R. Wallace, R. Dale Owen, Aksakof, Paul Gibier e outros. Para o início, devem ser consultados os seguintes livros: "Fatos Espíritas" de W. Crookes; Fenômenos Psíquicos" de Bozzano e "Espiritismo perante à Ciência", de Delanne.

            Ademais, afastando-se a hipótese espírita de comunicabilidade dos Espíritos, ficaremos sem compreender quase toda a própria Bíblia e o véu do mistério virá cobrir o enorme horizonte da nossa própria existência, empanando o brilho das nossas fulgurantes conquistas científicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário