Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como Deus falou aos homens


Como Deus falou aos homens

            Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, antigamente, aos nossos pais pelos profetas; nestes últimos dias, porém, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro do universo e pelo qual também criou o mundo. É ele o esplendor de sua glória e a imagem do seu Ser; sustenta o universo com a sua palavra onipotente. Depois de conceder resgate dos pecados, sentou-se à direita da majestade nas alturas. Tão superior é ele aos anjos quanto o nome que herdou excede o deles.  (Hb, 1, 1 ss)



            Ante os olhos do homem desdobrou Deus a obra-prima da Natureza – livro de figuras para os principiantes na escola do espírito.

            Depois, enviou Deus os seus arautos por ele inspirados, a fim de interpretar as figuras magníficas do livro da Natureza.
           
            E, por fim, apareceu no cenário da história o próprio Filho de Deus, para dizer aos mortais que o poderoso e inteligente autor da Natureza é também pai de infinita bondade e amor – Pai nosso que está no céu...
           
            Nesse tríplice curso – a Natureza, a lei de Moisés e o Evangelho de Cristo – pode o homem formar-se na ciência da Divindade.
           
            Inexcusável és, pois, ó analfabeto de Deus!
           
            Ateu – analfabeto do espírito...
           
            Pecador – analfabeto do coração...

                                                          
        
Huberto Rohden
in “Em Espírito e Verdade”
Edição da Revista dos Tribunais, SP – 1941  



Nenhum comentário:

Postar um comentário