Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

Construir




Construir


            Quem propugna por uma ideia, naturalmente por ela combate com o máximo de ardor e é digno do devido apreço, desde que sincero o sentimento que o impele a cada vez mais elevar seu ponto de vista. Não basta, com efeito, o entusiasmo, nem mesmo a erudição; não valem frases que reboem como "o bronze que soa, ou como o címbalo que retine". Acima de tudo, entretanto, a sinceridade é o que há de mais elogiável e, mesmo, é o fator imprescindível de toda a simpatia pela causa: pode estar-se em erro, mas não há senão reconhecer o mérito do batalhador.

            Pugnar por uma ideia não é, porém, combater outra ou outras. Candidatando-se a um posto, não precisa, nem deve, o indivíduo detrair o valor de seus concorrentes; mesmo na política, onde os interesses têm sua culminância, não vemos difamações recíprocas; a busca de votos consiste na atração dos eleitores à causa do candidato, sem qualquer mínima objurgação à causa alheia. Se, pois, nesse terreno puramente material - ou, pelo menos, em que na maioria das vezes impera o interesse material, a satisfação da vaidade, a sede do poder etc. - a campanha é construtiva, devemos reconhecer, a fortiori, que na esfera espiritual havemos de construir para abrigo, 'em vez de destruir para o desamparo. 

            É bem conhecida a luminosa afirmação de que conheceremos uma doutrina pelo número de homens felizes que ela faz. Por isto mesmo, estamos convictos de que o Cristianismo seja a melhor doutrina jamais surgida na Terra; e aderimos ao sistema codificado por Kardec, por bem interpretar e seguir as instruções do Mestre de Nazaré. Fizemo-lo com sinceridade, e vamos no nosso caminho. Ao nosso lado muitas outras vias correm, mas não insultamos, não denegrimos, não lançamos ridículo sobre esses outros irmãos, que, em sua grande maioria, na verdade, nos procuram apoucar e segregar do grande meio social. Esta é, sem dúvida, uma das maiores belezas da sublime doutrina, quando bem compreendidos, em toda a sua plenitude, os ensinamentos do Cristo.

            Se o nosso edifício é bom e sólido, vingará mau grado os temporais e a despeito dos hostis arremessos dos homens; ou, talvez melhor dizendo, graças também aos homens que tentam derruí-lo, pois, não conseguindo concretizar sua insânia, mostram bem o que são e quanto valem, realçando, sem o sentir, a robustez da obra: e quanto maior seja essa obra, tanto maiores o encarniçamento e o número dos adversários.

            Que sejam estes sinceros, admitimos; absolutamente não toleráveis, se despejam diatribes com o mero ânimo de "fazer espírito", à custa de sua própria mesquinhez. Na ciência, sabemos que o calor é forma inferior, e a mais baixa, da energia; já ouvi dizer que o trocadilho é modalidade reles do humorismo; assim também, no pelejar por ideias, a peçonha do aleive e a lama do ridículo, que se tente sobre outras maneiras de ver, são recursos indignos de quem deseje à sua causa aliciar partidários.

            É, outrossim, de todos sabido o fato de que não são maus tratos que educam, senão a brandura; não é a violência, mas o raciocínio, que traz a convicção; não é a censura, mas o conselho; não o repreender, mas o advertir; não a discussão acre e turbulenta, mas o exemplo terno e tranquilo, que possam dar proveito, por serem brandura, raciocínio, conselho, advertência, exemplo fontes de resultados positivos. Reprovar, sem mostrar como se deve proceder, é derrubar uma casa para ficar-se ao desalento: e quantos procuram pôr abaixo um palácio, sendo ineptos para erguer uma choupana que seja!

            Demais disto: quem pode estar certo de possuir a luz, enquanto o resto da humanidade estaria nas trevas? Os que deste modo se endeusam, em absurda jactância, são corroídos por esses dois cancros nefastos - como todos os cancros -, contra os quais nos preveniram tantos Espíritos superiores: o egoísmo e o orgulho. Tais homens não serão discípulos daquele que assentou a Caridade - o que vale dizer, o Amor - no próprio coração do Eterno; e esquecem-se de que o Pai "faz nascer o seu sol sobre maus e bons", para que todos, sem exceção, recebam a graça do esclarecimento. 
Rio, 17-2-47.

Porto Carreiro Neto
Reformador (FEB) Abril 1947



Nenhum comentário:

Postar um comentário