Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

Revogação da Lei Antiga


Revogação
da Lei Antiga



por Ismael Gomes Braga

            A Lei antiga era a Justiça em toda a sua dureza, destinada a dominar um povo bárbaro e corrupto, saído da servidão no Egito; era toda de terror e impiedade; desconhecia amor e caridade. Vemos em Deuteronômio: A quem fizer isto, apedrejai-o até que morra. A quem fizer aquilo, queimai-o vivo. Em Levítico, 20 :12: "Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela, maldade é: serão queimados com fogo, tanto ele quanto elas, para que não haja maldade no meio de vós".

            A inferioridade moral do homem não lhe permitiu notar que a Doutrina de Jesus revogou toda aquela legislação; por isso, na triste Idade Média, a Igreja de Roma reacendeu a fogueira estabelecida em Levítico dois milênios antes.

            Naquela antiga legislação moisaica, vinha a proibição de se falar aos Espíritos. Vemos em Levítico, 19 :31: "Não vos voltareis para os que consultam os mortos ... " Em Deuteronômio, 18: 10 e 11: "Não se achará contigo quem faça passar seu filho ou sua filha pelo fogo, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem o que consulte a espíritos ou a um espírito familiar, nem aquele que consulte aos mortos".

            À crueldade da antiga Lei de Moisés, Jesus opôs a Lei de amor e perdão, proibiu o julgamento: "Não julgueis, para que não sejais julgados." (Mat., 7:1.)

            Toda lei revoga as disposições em contrário de lei anterior. O Evangelho é revogação da Lei Civil de Moisés, e do Pentateuco só permaneceu a Lei de Deus. Só ao Decálogo, efetivamente, se reportam os Espíritos superiores em seus comentários à Lei antiga. Depois passam logo ao Evangelho como base da moral espírita.

            Se Jesus em sua pregação revogou a Lei Civil de Moisés, o ponto que mais nitidamente ficou revogado foi a proibição de conversar com os Espíritos, acima mencionada, porque ele mesmo conversou com Moisés e Elias, como vemos em Mat. 17:1 a 4: "Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro e. aos irmãos, Tiago e João, e levou-os a sós a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o Sol, e as suas vestes tornaram-se "brancas como a luz. Eis que lhe apareceram Moisés e Elias falando com ele. Pedro disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tabernáculos: um para ti, outro para Moisés e outro para Elias."

            As pessoas que ousam aplicar a Lei antiga para proibir que os homens recebam instruções dos Espíritos superiores, abandonam a autoridade de Jesus e permanecem com Moisés; logo, não se devem dizer cristãs, mas simplesmente israelitas, porque são os israelitas que não aceitam a autoridade de Jesus em oposição a Moisés.

            A prática de consultar os Espíritos, para decidir assuntos materiais, era comum entre os judeus. Temos disso uma prova no episódio relatado no Primeiro Livro de Samuel. Os filisteus armaram-se contra os israelitas e o rei destes, Saul, que havia exterminado do seu reino todos os médiuns, deseja consultar o seu antigo conselheiro, Samuel, sobre o que deveria fazer; mas Samuel já era morto e só por intermédio de um médium poderia responder a Saul.

            Eis o relato como se acha na Bíblia:

            Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me uma mulher que consulte a um espírito familiar, para que eu vá consultá-la , Responderam-lhe os seus servos: Há em Endor uma mulher que consulta espírito familiar.

            "Saul disfarçou-se e, tomando outros vestidos, foi, acompanhado de dois homens, e chegaram de noite a casa da mulher. Ele disse: Adivinha-me pelo espírito familiar e faze-me, subir aquele que eu te disser: Respondeu-lhe a mulher: Eis que tu sabes o que fez Saul, como exterminou da terra os que consultam espíritos ou espírito familiar; porque me estás armando um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Saul jurou-lhe por Jeová, dizendo: Pela vida de Jeová, nenhuma culpa te sobrevirá por causa disso. Perguntou-lhe a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel. Quando a mulher viu a Samuel, deu um grande
grito e disse a Saul: Porque me enganaste? pois tu és Saul. Respondeu-lhe o Rei: Não tenhas medo; que vês tu? Disse a mulher a Saul: Vejo um deus subindo da terra. Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. Entendeu Saul que era Samuel, prostrou-se com o rosto em terra e fez-lhe uma reverência.

            "Disse Samuel a Saul: Porque me inquietaste, fazendo-me subir?

            "Respondeu Saul: Estou mui angustiado, porque os filisteus me fazem guerra, e Deus se tem afastado de mim, e não me responde mais, nem por profetas nem por sonhos. Por isso te chamei, para que me fizesses saber o que hei de fazer.

            "Disse Samuel: Para que me perguntas, visto que Jeová se tem afastado de ti e se fez teu inimigo? Jeová te fez, como pela minha boca te disse; Jeová rasgou o reino da tua mão, e o deu ao teu próximo, a David... Amanhã tu e os teus filhos estareis comigo." (I Samuel, 28:7 a 17 e 19.)

            Saul morreu em 1055 antes do Cristo. Portanto esse relato é de uma manifestação mediúnica ocorrida há três mil e três anos e foi redigida primeiramente em hebraico, depois traduzida em outras línguas antigas e finalmente em todas as línguas modernas.

            Supunham que o Espírito se achava com o corpo na sepultura e que por isso subia da terra. Hoje sabemos que é o contrário, que ordinariamente o Espírito desce a nós e não sobe a nós, como diziam. Desfeito este pequeno engano, o relato é claro e sem dúvida o mais divulgado de quantos existam sobre o assunto, porque nenhum outro livro teve tantos leitores nestes milênios como a Bíblia. Se o Espiritismo, como Doutrina, é novo, os fenômenos são tão antigos quanto a humanidade e não há meios de negá-los ou ocultá-los.

            Ao cristão é de sumo interesse lembrar que Jesus revogou a Lei antiga e deu, ele mesmo, o exemplo de conversar com Espíritos superiores.

Reformador (FEB) Agosto 1948



Nenhum comentário:

Postar um comentário