Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

24. "Amor à verdade"



24
“Amor à Verdade”
por Alpheu Gomes O. Campos
Marques Araújo & C. – R. S. Pedro, 216
1927



A elucidação das almas. Os fluidos

“ ... Ainda não foi revelado tudo,”  KARDEC, A Gênesis, 33.

“0 Espiritismo não tem a pretensão de estar na posse da última palavra sobre todas
as coisas, mesmo sobre as que são da sua competência...
 aguarda os conhecimentos que o futuro lhe reserva.”
Do mesmo, aí mesmo, 298.


            Visto o como sofrem as almas e a sua maneira de proceder, releva conhecer o meio mais simples e eficaz de as auxiliar o médium, só com a sua fé e boa disposição, sem trabalho exaustivo quase nenhum, nem as dificuldades da incorporação. Além de tanto, prodigiosamente beneficia todo o gênero humano.

            Não é novo o processo, naturalmente; mas pouco vulgarizado, sim. Mais do que nunca precisam os adeptos a promovê-lo. Servindo à paz e ao progresso comuns, servem-se a si mesmos, pois perfeitamente sabem que de outras encarnações trazem as suas dívidas. E o ensejo, de resgata-las não pode ser melhor nem mais a mão.

            Comporta semelhante obra o maior desenvolvimento, a mais ampla intensificação. Cada pessoa é fonte mais ou menos rica de uma substância sutilíssima, que geralmente se nomeia fluido. É uma potência indispensável a todo fenômeno espírita e como a sua irradiação e destino dependem quase que só da vontade, também lhe apelidaram força física. Segundo o testemunho dos sábios, é susceptível de medir-se e mesmo fotografar-se. Os que mais copiosamente a desprendem, receberam o nome de médiuns de efeitos físicos. A razão é porque, na maioria dos casos, a empregam na realização de fatos como: pancadas, transportes, levitação, materializações, etc...

            Ora, a verdade é que tudo isto, as mais das vezes, tão só lisonjeia a vã curiosidade. Nem mesmo serve a convencer incrédulos ou indiferentes. Entretanto, a expensas dos eflúvios dessa classe de médiuns - e toda a gente o é - quanta maravilha se pode obrar! Em havendo neles boa tendência e com eles, consequentemente, bons Espíritos, obtém-se o falado magnetismo espiritual, podendo tolher-se, em qualquer ponto, a liberdade de centenas de infelizes e conduzi-los a lugar próprio para a doutrinação. Mais: em qualquer sitio, sem comunicação, só, ou em grupo, pode-se trabalhar.

            Vários mestres desaconselham a pesquisa exclusiva do fenómeno físico, sempre penoso ao sensitivo e causa não raro de grande esgotamento.

            ‘O interesse e a dignidade da causa requerem um dique contra essa experimentação banal, essa maré montante de fenômenos vulgares, que ameaçam tragar as eminencias da idéa.”” (1)

                (1) Léon Denis - Dans l'lnvisible, 4.

            “Os fatos puramente físicos são incapazes de fazerem convicções duradouras.” (2)

            (2) Idem, ibidem, 223.

            “Não vos demoreis nas experiências físicas, diremos finalmente ao leitor, mas, quando houverdes tirado delas o que de certeza vos podem elas carrear, buscai modos de comunicação mais perfeitos, capazes de vos conduzirem ao verdadeiro conhecimento do ser e dos seus destinos.» (1)

                (1) Léon Denis - Dans l'lnvisible, 235.


            Outro não é nosso apelo. Vejamos seu fundamento.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário