Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

9. 'Amor à Verdade'




9
“Amor à Verdade”
por Alpheu Gomes O. Campos
Marques Araújo & C. – R. S. Pedro, 216
1927


Almas Infelizes

            O despertar das almas delinquentes, orgulhosas e egoístas é acompanhado de sofrimento grande, porque é da lei – “nada ficará oculto”.

            Todos os seus erros e paixões, os mais miúdos atos da vida planetária, tudo quanto aos outros fizeram, ou contra si praticaram, tudo, ao despertar, se lhes reproduz e aviva diante dos olhos, como sucederia a um ator que fosse ao filme em que figurara.

            É um remontar, de grado ou de força, o marulhoso rio da existência. E isso após uma perturbação que pode durar dias, ou anos. (1)

            (1) Kardec, 'O Livro dos Espíritos'; O Céu e o Inferno. Camille Flammarion, 'Narrações do Infinito'.

            Então, reconhece a alma as próprias faltas e assim todos aqueles que ocultamente lhe causaram mal. Depararam-se-lhe as vítimas a pedir contas, como quem são; e nesse estremunhar sombrio (referimo-nos, é claro, aos maus e culposos), nesse triste descerrar de olhos, cheio de incertezas, assombro, dor e decepções, sofre extraordinária mas proporcionalmente, equitativamente.

            Aí, delas se arrependem, capacitam-se de uma Justiça imanente e, orando, são auxiliadas pelos mensageiros divinos, Espíritos já elevados que, trazendo-lhes alívio relativo, lhes incutem esperança e ensinam como reparar ainda os mais negros flagícios através de árduas expiações e meritórias obras.

            Delas, porém, altivas e pretenciosas, preferem lutar com os inimigos, para o que lhes é necessário o concurso de outros insubmissos. Assim agrupadas em falange, defendem-se e atacam, perseguem e são perseguidas, fazendo sofrer às vezes, e sofrendo sempre.

            Tais almas, com toda a sua cegueira, são aproveitadas como instrumento de provas e expiações que temos de suportar, até nos corrigirmos.

            De fato, as falanges, pela necessidade de ação que lhes faça desentender os lembretes da consciência, distribuem-se por sobre os indivíduos, intuindo lhes nocivos pensamentos, inspirando-lhes ruins paixões, procurando governar o mundo; por maneira que, segundo a geral observação, bem podemos afirmar ser o mundo físico um reflexo do invisível.

            É desta forma posto em jogo o livre arbítrio para desenvolvimento das faculdades psíquicas. Porque, se por um lado os infelizes nos sopram ideias viciosas e desejos subalternos, por outro lado, nossos Guias espirituais, nossos Amigos evoluídos, atraem-nos para o bem, transmitem-nos sempre ensinos, que, nos fariam felizes se os aceitássemos.

            As almas que faliram, pela natureza mesma do seu perispírito saturado de matéria grosseira, pelos apetites inferiores e saudade dos gozos terrenos - se assim podemos chamar - não se afastam da superfície da terra, não se despregam do pó, não se elevam, como que sujeitas à gravidade.

            Assim, espalham e criam ao derredor dos homens espessas camadas com os fluidos pesados de que são revestidas, interceptando até certo ponto a aproximação dos Maiores.

            Podem assim fazer pela imperfeição dos encarnados; é a lei da afinidade, que regula o plano espiritual. Contudo, pode o vivente, pelas suas virtudes em desenvolvimento, pela vontade e fé, rarefazer aquela camada para receber seu Mentor ou Anjo de Guarda, que certo lhe secundará os esforços.

            Versando a matéria deste capitulo, por demais não será transcrever aqui um ditado há já meses recebido. Muito nos elucida a respeito.

            Especialmente faz ver o vinculo entre cada qual e seu Guia, bem como nos mostra que os males são sempre evitados quando desnecessários.

            “Paz de Maria seja com o meu filho.

            “Ouvi tua prece e bem assim as tuas ponderações sobre o acúmulo de serviços, o que poderia, no teu sentir, de certo modo prejudicar a minha comunicação.

            “Teu cuidado é digno de estudo; e por isso venho contigo tocar mais este assumto, que não deixará de te ser útil.

            “Quando um médium , é esforçado e busca vencer a densa nuvem fluídica que o envolve, separando-o dos puros eflúvios, abre-se, por vontade de um Espírito superior, claro suficiente para que se estabeleça comunicação entre o pupilo e seu Protetor.

            “Quando esse espírito é o Guia, o Anjo de Guarda, com muita facilidade consegue dirigir ao médium os seus pensamentos, porque não só tem sobre ele toda a responsabilidade, como também grandes afinidades adquiridas desde o momento em que tomou com o Pai o compromisso de educar, proteger e elevar a alma que lhe foi confiada.

            “Ora, não só os teus atos, senão ainda as mais ocultas cogitações refletem-se nitidamente em teu Guia, sendo portanto fácil e facílimo a este sondar e julgar as tuas intenções, para deferir ou indeferir a súplica.

            "É louvável o teu escrúpulo, pois não somente conheces pela experiência, mas também pelos nossos conselhos, que sempre que um Espírito esteja próximo do médium, pode em certa maneira influenciar na manifestação. Porém, quando o médium é esforçado e quer receber a luz, nada o impedirá, porque seria negar os ensinos de Jesus.

            “Casos há em que permitimos a interferência dos infelizes; esses prendem-se a expiações, e sempre rendem seus frutos aos estudiosos e dedicados discípulos de Cristo.

            “Nada se alcança sem a experiência.

            “Sempre que uma perturbação se dá, é porque um ente querido vela pelo médium e quer esclarecê-lo fazendo-o meditar e sobretudo submeter à razão o que recebe. Não se esquecia Jesus de insistir que os falsos mentores enchiam os espaços, e que pelo fruto se conhece a árvore.

            "Agora, meu filho, melhor me reconheces pelos eflúvios; não é verdade? Enquanto eu falava, permitia que adversários te agredissem como lhes parecesse, dentro dos limites da justiça, está visto, e quando procuravam atacar-te a mão, eu agia sobre o cérebro, dirigindo pelos centros nervosos a excitação necessária às fibras sensitivas e motoras, imprimindo os movimentos de acordo com a minha vontade.

            “Quando, por falta de compreensão, visavam o teu cérebro, porque não viam sobre tua mão os fluidos, eu deixava-os agir e, impulsionando mais os meus eflúvios, rompia, sem que percebessem, a névoa que te deixavam sobre a cabeça, continuando o meu ditado e não conseguindo eles, como queriam, interrompe-lo.

            “Desapontados, procuravam a causa de tua resistência; e eu os inspirava a buscar no Onipotente o amor e a luz.

            “Alguns oraram, outros ainda persistem.

            “Aos que oraram apresentei-me; ato contínuo os atraí a mim. Desta sorte prestamos beneficio aos infelizes, sendo ajudado, ao mesmo tempo, o amado filho nos seus estudos, para que em breve possa ser um bom espirita.

            “Ao cumpridor de seus deveres e conhecedor da lei, não falta nunca oportunidade de fazer o bem.

            “Poucos são agora os infelizes ao teu lado; poucos, porém muito endurecidos. Poderia esclarecê-los já, submetendo-os a duro sofrimento com a revisão do passado. Mas falta de caridade seria, visto como, se eles são inimigos da doutrina, são também vítimas de outras crenças, cujos representantes abafaram a luz, para desse modo darem largas aos sentimentos de orgulho e egoísmo.

            “Hoje que, por volição suprema, a luz sai de sob o “alqueire”, eIes temem: daí o empenho, o insano empenho, de a ocultarem novamente, o que mais pelo hábito fazem do que pela necessidade.

            “A grande maioria dos hostilizadores do espiritismo vem, de séculos, ora obcecando, ora sendo obcecados, vítimas sempre, por conseguinte, dos seus próprios ensinamentos.

            “o momento é decisivo; os guerreadores da doutrina empregam todo o esforço para recuperarem o terreno perdido; neste pressuposto, de tudo lançam mão.

            “Venhamos agora à razão de ser de certos acontecimentos, que aos olhos dos espiritas são ainda nebulosos ou mal interpretados.

            “Os espíritos passam por sucessivas encarnações até alcançarem o máximo da perfeição planetária; nestas reencarnações, consoante as tendências de cada um, passam por expiações ou são simplesmente experimentados para o desenvolvimento da fé.

             “Muitos embicam para as religiões formalistas, fanatizam-se ou, o que é mais deplorável ainda, tornam-se hipócritas. Uma bem menor parte procura com sinceridade - e acha - os verdadeiros e únicos meios de ascender, de voar à meta de nosso destino - a perfeição.

            “Esse reduzido número dos que buscam desejando encontrar, ao regressar ao espaço, está em condições de receber mais diretamente os ensinos; porém, muitas vezes, na Terra, fracos ainda, se deixam arrastar a faltas graves, cujo resgate nem sempre lhes cabe nas forças.

            “A outra porção vive como qualquer habitante da Terra, tomando parte em tudo, agindo sempre. Compreendem que erraram; mas não sentem a real coragem, o denodo moral para começarem de reparar os males que semearam. E como constituem a grande maioria, logo se compreende a causa de tantas e tão numerosas falanges apostadas em impor, de malhão, (grande malho de madeira rija), a sua vontade.

            “Se praticam o mal, não deixam de ser outrossim agentes incessantes de certos acontecimentos, necessários à evolução da humanidade. Ora, a lei faz com que toda falta seja reparada; nestas condições, não precisa mais do que permitir que ataquem este ou aquele, salvaguardando, porém, os pontos que não devam ser atingidos.

            “Hoje, com o serviço feito principalmente no Brasil, temos melhorado grandemente o espaço. Mas este serviço é por ora insuficiente; além de que, na Terra, não se encontram entre os habitantes de mais de 10 anos de idade, senão um ou outro enviado, a par de alguns conduzidos a missões.

            “Todos os espíritos atualmente encarnados, ou passam por provas, ou expiam crimes. Daí o aproveitamento dessa verdadeira potência no cumprimento dos desígnios celestes.

            “A evolução do espirito é muito longa e a obra do Criador incessante; por isso não faltam mundos inferiores para aqueles cuja presença ofereça perigo.

            “O trabalho de conversão de inimigos da doutrina, não tardará muito a fazer sentir seus efeitos.

            "Quebrado o ímpeto dos infelizes do espaço, modificam-se as ideias na Terra; por outro lado, a decepção de uns e esclarecimento de outros farão com que, nesta existência ainda, assistas a acontecimentos conducentes a modificar os ensinos religiosos."
            


Nenhum comentário:

Postar um comentário