Pesquisar este blog

domingo, 12 de agosto de 2012

6. 'Amor à Verdade'


6 
“Amor à Verdade”
por Alpheu Gomes O. Campos
Marques Araújo & C. – R. S. Pedro, 216        
1927

            Na mesma ordem de ideias, trouxe-nos o seguinte subsidio outro dos nossos Preceptores:

            “De todos os tempos, quer pelos fenômenos anímicos, a que chamam “aparições de Santos”, quer por intermédio dos missionários, o Pai, sempre amoroso a seus filhos, não se cansa de atraí-los para o caminho salvador.

            “Outrora, eram os profetas os encarregados de esclarecer os povos. Todos cumpriam fielmente o seu mandato; porém, o atraso da humanidade foi permitindo que as más paixões deturpassem os ensinos, que, assim desvirtuados, maiores males causaram ao
homem.

            “O próprio Cristianismo, que seria o traço de união entre Deus e as suas criaturas, viu substituir se lhe, por ambição indissimulável de infelizes, aquilo que mais precioso pregava - o amor do próximo; e degenerou vem sangrentas lutas que, dispersando os fiéis, deles ainda se servem para alimentar as chamas ominosas e destruidoras do ódio e da prevenção. Os frutos do Cristianismo seriam totalmente colhidos, se o homem, a seu arbítrio, não o transmudasse em profissão, e se o pouco ainda assim colhido não abafasse os remanescentes da verdade, derrancando por completo o conceito de Deus, então transfeito em castigador mais temeroso e perverso que o maior desnaturado da terra.

            “Implantado o terror, eis o que sucedeu:  os simples fanatizaram-se, renunciando, até não se sabe quando, a própria razão; e os de melhor entendimento, sem poderem compreender tanta monstruosidade, tornaram-se incrédulos, materialistas ferrenhos, que ainda hoje, fazem mal a si mesmos e à humanidade .

            ”Entre quantos receberam o Cristianismo assim falseado, importa apontados como sendo os mais perigosos e funestos aqueles que, vivendo dele qual erva parasita, oferecem, através de todos os biocos, o mesmo espetáculo dos fariseus daquela época.

            “Pois bem, a luta vem de tempos imemoriais, sem que os homens se esclareçam, tornando menos leve o seu jugo.

            “O Pai, sempre e só amor para os filhos, sejam eles desobedientes e ingratos, envia-lhes, de quando em quando, novas luzes. Destarte, permitiu, hoje, que os fatos até então notados, porém desconhecidos, fossem amplamente divulgados, para que recebesse cada qual a prova da sobrevivência, e assim, melhor orientado, compreendesse o seu destino. Não sofreu o advento espirita a mesma sorte do seu precursor - o Cristianismo; não buscou alçar-se em potência politica; porém, até certo ponto, vem seguindo rota igual à de todas as religiões.

            Muitos, ao provar os frutos dulcíssimos da revelação nova, meditaram; norteados, encaminharam-se; outros desprezaram-na; não poucos a desceram também ao nível dos interesses e economias; o maior número, mesmo dos missionários, não a entendeu. Aliás, todo espírita é um missionário, e o Espiritismo não pode servir tão só para o progresso individual, pois o egoísmo não é abençoado por Deus. O espírita recebe provas da imortalidade. Pela reencarnação, capacita-se da justiça divina, que, em sua sabedoria, concede sucessivas oportunidades para a reparação dos erros cometidos. Se não se dispuser a andar, nada fará nem por si, nem pelo próximo.

            “Necessidade é que a doutrina espírita não siga na esteira de tantas outras que, por maldade das gentes, não lograram provar, pelo raciocínio, a existência de Deus e o eterno aperfeiçoamento da alma. Preciso se torna um grande trabalho no seio dos próprios adeptos, para que, descobertos os que fazem mau uso das faculdades, e esclarecidos os que creem mas não compreendem, possa ela em breve ser conhecida em seu incomparável esplendor, que iluminará o mundo,

            “Entre os múltiplos ensinos que não esquecemos de transmitir, sobressai a PRECE.           

            “Compara tu, que és médium sensitivo, os efeitos dela, quando a impulsionas, sentindo e elevando-te, com o que acontece as vezes em que, por qualquer motivo, sucede orares um tanto despreocupado, sem o impulso conveniente. O que diferem os resultados! Entretanto, como sentimos nós a aproximação da prece! Que de alegria, ouvindo-a! Como nos damos pressa de encaminhá-la ao Pai!
           
            “Mas nem sempre tanta ventura nos cabe... Quanta gente afirma que ora, que creem Deus e nada, em absoluto sente; nada, ao orar, recebe! É o caso que, enquanto os lábios murmuram palavras, o pensamento não se alteia; e a prece que parte só dos lábios, perde-se como as palavras no deserto. É preciso que ela borbulhe do coração.

            “Quando se ora conhecendo o valor da prece, nenhum outro pensamento deve existir senão amor. Se por outrem se pede, amor não menor deve conduzir a Deus o pedido, que nunca será em pura perda.

            “Pois bem, meus filhos, eu quero vos dizer todas estas coisas, para que possais delas tirar o justo proveito; porém, só o conseguireis, ensinando ao vosso irmão o caminho para Deus - A PRECE!

            “Espíritas: sabei orar e vigiar; lembre-vos sempre que, quando Jesus orava no Jardim das Oliveiras e recomendava a seus discípulos que vigiassem, é porque bem sabia ele que o espirito das trevas, o que somente no mal se compraz, estava á espreita de um instrumento para as provas por que ele, o Mestre, havia de passar.

            “Vigiai de continuo; e quando enviardes vossa rogativa ao Pai, fazei-o sempre raciocinando e sentindo; pedindo e dando ao mesmo tempo; dando o exemplo aos infelizes que a vosso lado não faltam jamais; amando até os vossos perseguidores, agentes do vosso progresso e credores, portanto, de vossa gratidão. Sim, fazendo-vos sofrer, fizeram-vos progredir.

            “Atentos, pois, meus filhos e meus irmãos, para que apressemos nossa felicidade, e esta será proporcional ao que houvermos feito pelo nosso próximo.

            “Fé, coragem e, sobretudo, humildade.

            “Paz de Maria fique com os meus filhos.

            “Para os que desejam trilhar à grande via do Progresso, galgando, palmo a palmo, as regiões espirituaes, - pensamos - de seguro roteiro há de comunicação".


Nenhum comentário:

Postar um comentário