Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

15. "Amor à Verdade"



15
“Amor à Verdade”
por Alpheu Gomes O. Campos
Marques Araújo & C. – R. S. Pedro, 216
1927


Divina moeda


            Dia do benefício, véspera da ingratidão - lá diz o proverbio. Nada mais verdadeiro, e explicável, pela precisão de resgatar nosso passado.

            É comum toparem-se pessoas lamentando benefícios feitos a outrem e de que lhes resultou contrariedade, ou ingratidão. Essas pessoas desconhecem os ensinos de Jesus, a inflexibilidade das leis.

            Aquele que dá socorro moral ou material a seu próximo, exerce a caridade e faz, assim, jus ao resgate de uma velha falta. Há, portanto, mérito perante Deus, que, infinitamente justo, recompensa ouro e fio os seus obreiros.

            Consiste muita vez o prêmio, ou salário, na permissão para que uma vítima se aproxime, a qual, fazendo-nos sofrer, em verdade nos ajuda. Cireneu inconsciente, ajuda-nos a saldar uma parcelinha mais do nosso grande débito, tão grande, que o Pai, desejando nosso caminhar constante e poupar-nos ao desalento, nos tira dele a memória, nos alivia do seu peso, durante nossas peregrinações terrenas.

            Que nos cumpre, pois? Sermos resignados, cheios de benevolências carinho para com todos os que, sucessivamente, nos vierem fustigar. Lamentações só nos fazem perder tempo; deitar fora ensejos de afastar inimigos, melhor, convertê-las em amigos; retardar não só o alívio próprio como a entrada de nossos irmãos na senda luminosa da felicidade. Eles merecem as nossas preces mais ardentes e, terminada a prova, a nossa mais viva gratidão.

                        Que as boas obras nos granjeiam mérito, é incontestável; que este nos aproxima de Deus, não há duvidar: portanto, amemos os mesmos inimigos e, pelo amor, chamemo-los à luz da verdade, certos de que eles, como agentes da dor, são o que fomos - forças de que serviu e se serve a Providência para guiar-nos à brandura e à paz.

            Aqui pomos um ditado que, sobre outras coisas, versa exatamente as provas consequentes aos nossos bons atos. Pode-se, em muitas passagens, universalizar o que há nele individual.

            “A luz e o amor à verdade sejam contigo.

            “As provas e expiações tem feito de ti um dócil compreendedor da carinhosa afeição dos teus protetores de há séculos.

            “Bastante sofreste para alcançar a verdadeira felicidade; porém muito e muito fizeste sofrer a todos os teus amigos e defensores.

            “Quando, na erraticidade, eras chamado à luz da razão, repelias com impetuosidade todos os conselhos e resistias a todas as dores. Foi preciso modificar teu gênero de encarnações, para a pouco e pouco te submeteres à doutrinação.

            “Depois de tua última encarnação, tornaste, em grande sofrimento, para o espaço, onde Silveria, teu Guia, mostrando-se a teus olhos e proporcionando-te sossego, acabou de te fazer aceitar os conselhos e ensinos.

            “Não eras ainda para vir como médico, porque não tínhamos confiança nas tuas boas resoluções; teu anjo tutelar, porém, maior do que eu, quis e preparou os acontecimentos, a fim de que, abraçando uma nobre profissão, fosses alvo das tuas vítimas e não pudesses ter estímulo pelo orgulho. A tua encarnação prendia-se a sucessos em que poderias, aceitando as inspirações, servir de elemento para a obra de Criador, e resgate do passado.

            “Vacilante, ensaiaste os primeiros passos na doutrina, e isso valeu-te um primeiro ataque, a obsessão por audiência. Serias completamente dominado se não guardasses nossa palavra.

            “Com a guerra europeia, que estava nos desígnios de Deus, principiaste a compreender teus deveres. Precisando provado na abnegação, teve lugar a prova comercial, que ainda hoje é aproveitada para limpeza sempre de faltas.

            “Conduzido como foste, adquiriste mérito, sendo razão deixar-te elevar, segundo é destino geral, apagando culpas que talvez ficariam para outra jornada.

            “Pelo amor, vencemos em ti os obstáculos; pelo amor, fizemos-te um cultivador dos ensinos de Jesus, expiando ao compasso da força adquirida, provado naquilo mesmo que mais desejas. 

            “Tal é a lei.

            “Nesta existência irás escrever um livro. Será ele ditado por alguns amigos do espaço, que esperam, de colaboração, relatar sucedimentos passados através de várias encarnações, bem assim demonstrar quanto pode um espírito fazer numa só existência,sendo reto, humilde e caridoso.

            “Cuido, meu amado filho, que esse livro trará muita luz ao teu entendimento, por isso que melhor conhecerás as tuas vidas. Terás, para recebê-lo, o auxílio necessário.

            “As lições que derramar, se o publicares, servirão de roteiro a muitos, que melhor uso passarão a fazer das faculdades, compreendendo que quanto maior é o homem na terra, tanto mais risco corre de ser o menor na hierarquia espiritual.

            “As grandezas da terra amesquinham as almas, tenham mesmo certa evolução, se não lhes sobra nobreza bastante para nos permitir levá-las pelo caminho do amor e da justiça.    

            “Entre as tuas qualidades nesta vida, nota-se o amor à verdade. É a causa de nossa assistência, a causa da regeneração dos infelizes do espaço, obreiros, muito breve, do esclarecimento dos seus pares da Terra.

            “Certo, tens ainda defeitos que não percebes, pois são pequenos para hoje. De vulto amanhã parecerão, constituindo motivo de novos trabalhos, novas labutações, em teu particular proveito e no da humanidade.

            “O que ora se julga natural e próprio do meio, logo, em novo jornadear depurador, será objeto de provas e sublimes lutas.

            “Tudo evolve; e o que não é impureza a olhos desarmados, repugna à vista auxiliada pelos prodigiosos expedientes da ciência moderna.

            “Venho, uma vez mais, repetir o que diversas vezes deixei em teu caderno de comunicações, com o nome de Amor á Verdade. Se precisar difundir qualquer assunto, poderás declarar sermos teus amigos e que, antes de alcançares certos conhecimentos da doutrina, todos colaborávamos sob aquele criptônimo, mas agora cada qual se dá a conhecer pelo verdadeiro nome, visto como sabes que mesmo os chamados Santos pelos homens colaboram na regeneração da humanidade, e podem, o que fazem frequentemente, mostrar-se aos videntes e comunicar-se pelos médiuns que lhes forneçam elementos.

            “Prossegue em tua tarefa e terás a recompensa; a ti e aos teus companheiros eu felicito, rogando ao Pai para que a todos proteja."




Nenhum comentário:

Postar um comentário