Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

1874-1974 O Centenário de um Adeus




“1874 – 1974   
O Centenário de um Adeus.”


                O dia 24 de maio deste ano assinalará a passagem do centenário de um adeus, adeus diferente, porque de término de missão realizada pelo Espírito Katie King junto à sua médium, a jovem Florence Cook.

            Convém lembrarmos a reunião última, ocorrida em Londres, numa noite de quinta-feira.

            E ninguém melhor para descrevê-Ia do que o próprio sábio William Crookes, descobridor do Tálio (1) e da matéria radiante, tendo sido também autor do "Grande Dicionário Inglês de Química".

            Debaixo de todo o rigor da pesquisa, por anos consecutivos (1871/1874), constatou a materialização de Katie, jovem de grande estatura, vestida, bela, muito viva, loura, de tez clara, enquanto a médium era baixa, morena e de cabelos pretos.

                Narra Crookes:

                "Chegado o momento de nos dizer adeus, pedi a Katie o favor de ser o último a vê-Ia. Depois de ter chamado cada uma das pessoas que compunham a nossa sociedade e de ter falado a cada uma em particular, deu-nos instruções gerais sobre o modo de futuramente nos dirigirmos e acerca da proteção que devíamos dispensar a Miss Cook.

            Dadas as suas instruções, Katie me convidou a entrar com ela no gabinete e me permitiu ficar lá até ao fim.

            Cerrado o reposteiro, conversou comigo durante algum tempo, depois atravessou o aposento para ir ter com Miss Cook, que jazia no chão, inanimada. Inclinando-se sobre ela, Katie a tocou e disse: "Desperta, Florence! Desperta! Cumpre que agora te deixe!"

            Miss Cook despertou e, banhada em lágrimas, suplicou a Katie que ficasse por mais algum tempo. "Querida, não posso; minha missão está terminada. Que “Deus vos abençoe a todos!" Disse--nos ela e continuou a falar com Miss Cook. Por alguns minutos conversaram, até que finalmente as lágrimas embargaram a palavra de Miss Cook."

                Aos ouvidos do sábio inglês e de seus auxiliares chegou o som do beijo com que rematou aquelas palavras...

            A médium acordaria depois do transe, esgotada inteiramente e profundamente consternada.

            No dia desse adeus, a entidade espiritual trazia vestido branco de mangas curtas e sem gola e os cabelos compridos e castanhos claros, com tonalidade dourada, caindo-lhe em cachos dos dois lados da cabeça e ao longo das costas até à cintura. A médium, na ocasião, vestia-se de merinó (2) azul.

            Poucos psiquistas tiveram, como Crookes, a possibilidade de investigar minuciosamente um Espírito tangibilizado em ectoplasma: anotou-lhe o pescoço nu e a pele lisa, quer pela vista quer pelo tato, ao passo que a jovem Florence tinha cicatriz no pescoço, áspera ao tocar. Miss Cook usava brincos, tendo orelhas furadas, e Katie não as apresentava assim. A pele de Katie era branca e a de Florence, morena. Os dedos do Espírito eram mais longos e o seu rosto maior do que os da medianeira. No modo de se exprimirem, William Crookes observava acentuadas diferenças.

            Certa noite, auscultando o peito de Katie, pôde ouvir-lhe bater o coração, sendo suas pancadas mais regulares do que as do coração da médium. As pulsações de Katie marcavam 75, ao passo que as de Florence atingiam 90, que lhe era o habitual. Examinados os pulmões de Katie, se revelavam mais perfeitos do que os da jovem, que se encontrava tratando de forte resfriado ...

            Como é deslumbrante a fisiologia transcendental!...

            Através de riquíssimas revelações do mundo invisível, provindas de seres sábios e amorosos, ficamos cientificados de que o perispírito é uma estrutura dinâmica que, em casos especiais, pode envolver-se em ectoplasma humano ou, dispensando-o, retirar recursos energéticos do imenso
laboratório da natureza, levando-os ao máximo de condensação.

O qrande Geley, em seu livro "L'Ectoplasmie et Ia Clairvoyance", no capítulo "Résumé des preuves de I'authenticité des moulages rnétapsychiques" ("Resumo das provas de autenticidade das moldagens metapsíquicas" - pag. 279), evidencia a existência desse organismo-ímã em torno do qual se agrupam energias ectoplásmicas, quais se fossem limalhas de ferro. O resultado eram luvas de parafina branca, de mãos e pés, anatômica e morfologicamente perfeitas, de 5 a 6 milímetros de espessura, sem fissuras, inteiramente ocas, confeccionadas na reunião e não trazidas de fora, pois que Geley, discretamente, introduzia corantes e substâncias químicas nos vasilhames de parafina fervente, e que surgiram depois nas luvas elaboradas.-

            O importante, porém, na recordação do centenário do adeus de Katie, é lembrar-se de que muito antes de se conhecer, experimentalmente, pesquisas como as aqui descritas, feitas por esses dois gigantes da ciência e por outros não menos famosos, um homem (3) recebia, já em 1861, revelações provindas de excelente médium de Bordéus, (4) enfeixadas no livro chamado "Os Quatro Evangelhos",revelações cujo alcance havia de ser consagrado pelas descobertas deles.  


(1) Elemento de número atômico 81, metal, símbolo Ti, de massa atômica 204,39.
 Apresenta dois isótopos naturais estáveis e quatro radioativos.
(2) Tecido de lã fina extraída de carneiros da raça merinó.
(3) J.-B. Roustaing.
(4) Mme. Collignon.


por  Newton Boechat
Reformador (FEB)  Maio 1974
                   






Nenhum comentário:

Postar um comentário