Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2012

Mensagem de João Batista



Mensagem de
João Batista

 11,2 Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:
11.3 Sois Vós aquele que deve vir ou devemos esperar por outro?
11,4   Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai  a  João  o  que  ouviste e o que vistes:
11,5 Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos  são  limpos,  os  surdos  ouvem, os mortos ressuscitam, a boa nova é anunciada aos pobres...
11,6 Bem aventurado aquele para quem Eu não for ocasião de queda!
11,7 Tendo ele partido, disse Jesus a respeito de João: “ -Que fostes ver no deserto?  Um caniço agitado pelo vento?
11,8 Que fostes ver então? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas, os que estão revestidos de tais  roupas vivem nos  palácios  dos  reis.
11,9 Mas, então, por que fostes para lá? Para ver  um profeta? Sim, Digo-vos Eu, mais que um profeta.
11,10  É dele que está escrito: “ -Eis que envio Meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho.”(Mal 3,1)
11,11 Em verdade vos digo, entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele.
11,12 Desde a época de João Batista até agora, o reino dos céus é  dito ser arrebatado
a força e que são os violentos que o conquistam.
11,13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
11,14  E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.

         Para Mt (11,12-14),  encontramos a palavra de Kardec, no Cap. IV de “O Evangelho...”:

            “Esta passagem de Mateus é inequívoca; é ELE MESMO o Elias que deve vir; não há, aí, nem figura, nem alegoria: é uma afirmação positiva.

            “Desde os tempos de João Batista até o presente, o reino dos céus é tomado pela violência.” Que significam essas palavras, uma vez que  João Batista vivia naquele momento?  Jesus as explica dizendo: “Se  quereis  compreender o que  vos disse, é  ele mesmo o Elias que deve vir.” Ora,  João não sendo outro senão Elias,  Jesus faz alusão ao tempo em que  João vivia sob o nome de Elias.  “Até o presente, o reino dos céus  é  tomado pela violência” é uma outra alusão à violência da lei mosaica que ordenava o extermínio dos infiéis para ganhar a terra prometida, paraíso dos Hebreus, enquanto que, segundo a nova lei, o céu se ganha pela caridade e pela doçura.” 

            Para  Mt  (11,11) - Maior ou menor no reino dos Céus - leiamos ao Cap. III de “O Céu e o Inferno”, de Kardec, uma das cinco obras em que se codifica o Espiritismo:

O Céu

            “Em geral a palavra céu designa o espaço indefinido que circunda Terra, e mais particularmente a parte que está acima do nosso horizonte. Vem do latim coelum, formada do grego coilos, côncavo, porque o céu parece uma imensa concavidade. Os antigos acreditavam na existência de muitos céus superpostos, de matéria sólida e transparente, formando esferas concêntricas e tendo a Terra por Centro. Girando essas esferas em torno da Terra, arrastavam consigo os astros que se achavam em seu circuito. Essa ideia, provinda da deficiência de conhecimentos astronômicos, foi a de todas as teogonias, que fizeram dos céus, assim escalados, os diversos degraus da bem-aventurança: o último deles era abrigo da suprema felicidade. Segundo a opinião mais comum, havia sete céus e daí a expressão - estar no sétimo céu - para exprimir perfeita felicidade...”

            “A ciência, com a lógica inexorável da observação e dos fatos, levou o seu archote às profundezas do Espaço e mostrou a nulidade de todas essas teorias. A Terra não é mais o eixo do Universo, porém um dos menores astros que rolam na imensidade; o próprio Sol mais não é do que o centro de um turbilhão planetário...”

            “Revelando-nos a Ciência mundos semelhantes ao nosso, Deus não podia tê-los criado sem intuito, antes deve tê-los povoado de seres capazes de os governar.”

            “O homem compõe-se de corpo e Espírito: O Espírito é o ser principal, racional, inteligente; o corpo é o invólucro material que reveste o Espírito temporariamente, para preenchimento de sua missão na Terra e execução do trabalho necessário ao seu adiantamento...”

            “Existem, pois, dois mundos: o corporal, composto de Espíritos encarnados; e o espiritual, formado dos Espíritos desencarnados. Os seres do mundo corporal, devido mesmo à materialidade do seu envoltório, estão ligados à Terra ou a qualquer globo; o mundo espiritual ostenta-se por toda parte, em redor de nós como no espaço, sem limite algum designado...”

            “Pelo progresso, os Espíritos adquirem a felicidade, de sorte que, de dois Espíritos, um pode não ser tão feliz quanto outro, unicamente por não possuir o mesmo adiantamento intelectual e moral, sem que por isso precisem estar, cada qual, em lugar distinto....”

            “Sendo a felicidade dos Espíritos inerente às suas qualidades, haurem-se eles em toda parte em que se encontram, seja à superfície da Terra, no meio dos encarnados, ou no Espaço.”

            “O mundo espiritual tem esplendores por toda parte, harmonias e sensações que os Espíritos inferiores, submetidos à influência da matéria, não entreveem sequer, e que somente são acessíveis aos Espíritos purificados...”

            “A suprema felicidade só é compartilhada pelos Espíritos perfeitos, ou, por outra, pelos puros Espíritos, que não a conseguem senão depois de haverem progredido em inteligência e moralidade...”

            “A encarnação é necessária ao duplo progresso moral e intelectual do Espírito: ao progresso intelectual pela atividade obrigatória do trabalho; ao progresso moral pela necessidade recíproca dos homens entre si. A vida social é a pedra de toque das boas ou más qualidades...”

            “Uma só existência corporal é manifestamente insuficiente para o Espírito adquirir todo o bem que lhe falta e eliminar o mal que lhe sobra...”

            “Mas Deus, que é soberanamente bom e justo, concede ao Espírito tantas encarnações quantas as necessárias para atingir seu objetivo - a perfeição...”

            “No intervalo das existências corporais o Espírito torna a entrar no mundo espiritual, onde é feliz ou desgraçado segundo o bem ou o mal que fez...”

            “A reencarnação pode dar-se na Terra ou em outros mundos...”

            “A suprema felicidade consiste no gozo de todos os esplendores da criação, que nenhuma linguagem humana jamais poderia descrever, que a imaginação mais fecunda não poderia conceber.

             Consiste também na penetração de todas as coisas, na ausência de sofrimentos físicos e morais, numa satisfação íntima, numa serenidade dalma imperturbável, no amor que envolve todos os seres, por causa da ausência de atrito pelo contato dos maus, e, acima de tudo, na contemplação de Deus e na compreensão dos seus mistérios revelados aos mais dignos.

             A felicidade também existe nas tarefas cujo encargo nos faz felizes.

            Os puros Espíritos são os Messias ou mensageiros de Deus pela transmissão e execução das suas vontades. Preenchem as grandes missões, presidem à formação dos mundos e à harmonia geral do Universo, tarefa gloriosa a que se não chega senão pela perfeição. Os da ordem mais elevada são os únicos a possuírem os segredos de Deus, inspirando-se no seu pensamento, de que são diretos representantes.”

            “Nessa imensidade ilimitada, onde está o Céu? Em toda parte. Nenhum contorno lhe traça limites. Os mundos adiantados são as últimas estações do seu caminho, que as virtudes franqueiam e os vícios interditam.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário