Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Marcos, Lucas e João



3 Evangelistas

Marcos

            É o sobrenome de João, filho de Maria Marcos, cidadã de Jerusalém. Era sobrinho de Barnabé, diácono da igreja em Chipre. Desde muito jovem, João Marcos vinha sendo preparado para o apostolado. Maria Marcos, ao conhecer a palavra de Cristo, abriu as portas de sua casa à reuniões evangélicas bem como dedicou-se à caridade junto aos desvalidos.

             João Marcos iniciou seu trabalho evangélico, a pedido de sua mãe, junto a seu tio e a Paulo. Participa dos primeiros esforços de divulgação da doutrina junto aos gentios e aos judeus em Selêucia, em Chipre, em Citium, em Amatontes, em Nea Pafos, em Panfília, em Atália, em Perge. Com a decisão de  seguir com a de divulgação do Evangelho de  Jesus  ainda  mais  distante,  isto  é,  em  Antioquia de Pisídia (Turquia),  João Marcos não suporta os seus rigores e retorna para o Caminho em Jerusalém. 

            Imaginamos que, durante todo esse tempo, além de estudar nos escritos de Levi, fez suas próprias anotações sobre os acontecimentos que não presenciou mas que estavam ainda vivos na mente de todos os que labutavam na construção de um mundo novo onde o amor a Deus e ao próximo pudesse substituir ao egoísmo e a dor do desprezo.

            Após, fortalecido em sua fé, retoma sua peregrinação, agora em Antioquia e Chipre.

Lucas

            Mais jovem do que Paulo de Tarso porém com alguns anos a mais que  João Marcos, conheceu a mensagem de Cristo em passagem por Antioquia quando Barnabé e Paulo ali permaneciam em pregação. Ali mesmo se converteu sem, contudo, iniciar-se, de imediato, nas lides evangélicas.

             A ele é atribuída  a criação da palavra  CRISTÃO  para designar  todos aqueles que seguiam a Cristo. A sugestão foi imediatamente aceita,  popularizando-se de modo muito rápido, e em substituição do nome Caminho de onde derivavam as palavras viajores, peregrinos ou caminheiros.

            Grego, foi médico. Tempos mais tarde, reencontra Paulo de Tarso em Troade, quando, então, une-se a ele, em definitivo, colaborando em seu memorável apostolado. Companheiro de Paulo em seus esforços de evangelização da Macedônia, passou pela Samotrácia, Neápolis, Filipos, Beréia  e Tessalônica levando a palavra de Jesus. Seguiu com Paulo para o Ocidente. Esteve com ele até vésperas de sua morte em Roma.

            É o autor dos Atos dos Apóstolos, registro memorável do cristianismo nascente.

            O crescimento do esforço evangélico, o aumento de seus dedicados servidores empenhados de coração em divulgar a palavra do Senhor, levou Paulo de Tarso a sentir-se incapaz em atender a todas as solicitações que tinham origem em todos os rincões por onde houvera passado até então. Foi quando recebeu a palavra de Estevão, em vidência, que lhe sugeriu iniciar suas comunicações com as demais igrejas através de cartas. A respeito dessas cartas escreve Emmanuel 

            “...amadas e célebres, tesouro de vibrações de um mundo superior, eram copiadas e sentidas em toda parte. E Paulo continuou a escrever sempre, ignorando, contudo, que aqueles documentos sublimes, escritos muitas vezes em hora de angústias supremas, não se destinavam a uma igreja particular, mas à Cristandade universal. ”    

           Ainda segundo Emmanuel, Lucas escreveu seu Evangelho com base na amorosa descrição dos acontecimentos pela visão amantíssima de Maria, mãe de Jesus, tarefa que, originalmente, o próprio Paulo pretendia cumprir.

João

            Foi Apóstolo. Era irmão de Tiago, filhos de Zebedeu e Salomé. Um dos mais íntimos discípulos de Jesus e a quem o Mestre confiou o cuidado de sua mãe no momento de Sua “morte”.   João  diz muito de sua experiência pessoal com Jesus.  Inicia seu trabalho apostólico em Jerusalém de onde foi banido em 34.  Segue para  Éfeso (Turquia)  onde funda, também naquela cidade, a igreja de Cristo. Isto, sem nunca abandonar o trabalho de amor e caridade que se fazia constante em Jerusalém. Fez-se acompanhar, sempre, de Maria. Seu trabalho apostólico desenvolveu-se, sempre, em íntima coordenação com Paulo de Tarso de quem era alguns anos mais moço.

            Tem seu irmão Tiago sacrificado e morto, em Jerusalém, em espetáculo público, a mando de Herodes Agripa, que não lhe tolerara as pregações.

            Preso e torturado em Roma, é libertado em junho de 64, por ação de Paulo de Tarso que mantinha amigos e irmãos de fé entre a elite dominante.

            Segundo Emmanuel, em AVE CRISTO!, romance psicografado por Chico Xavier, a Igreja de Lião foi a depositária das mais vivas tradições do Evangelho, através de seu bispo - Irineu. Irineu possuía relíquias do filho de Zebedeu e de outros vultos do Cristianismo nascente, o que lhe fortalecia o ânimo na fé.

             Irineu, nascido na Ásia Menor, foi aprendiz de Policarpo, o abnegado sacerdote de Esmírnia que, por sua vez, havia recebido a fé por intermédio do apóstolo João. Irineu foi morto   e   torturado    durante    a     chamada “Matança de Lião”, ocorrida no ano 202 de nossa era, ordenada por Sétimo Severo.


Do Blog: Os textos acima contém extratos dos romances históricos de Emmanuel.  Sobre 'Mateus',  insiram as palavras 'Os Originais' na pesquisa do Google neste blog e vocês se depararão com um artigo interessante sobre este evangelista.













Nenhum comentário:

Postar um comentário