Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Pior dos Crimes



O Pior dos Crimes       

por Demetri Abrão Nami

in ‘Páginas Espíritas’ Ed. Alarico 1960


            O Cristo foi, indubitavelmente, o maior revolucionário como igual o mundo jamais conhecerá. Isto, pelas verdades eternas que disseminou, desassombradamente, apesar das perseguições contumazes que Lhe moveram naquela época de corrupção desbragada e de fácil agressividade.

            Humilde que foi, soube vencer, galhardamente, pela persuasão que era a Sua característica, e cumprir, assim, a Sua sublime missão de Redenção Humana, moldada no amor de Deus e do próximo.  Por isso Ele será sempre o Príncipe da Filosofia Eterna.

            Os mundos se extinguirão; a Terra se dissolverá um dia, porém, jamais as Suas palavras, porque são eternas como eterna é a fonte donde provieram - Deus. Queiram ou não os homens, as Suas palavras se cumprirão até a última, porque é esta a vontade divina.

            Dos seus ensinamentos destacamos pela sua oportunidade aquele em que disse: não temais os que matam o corpo, mas os que matam a alma. Ensinamento profundo este e de grande alcance filosófico, porque desperta nossa alma à compreensão do pior dos crimes do qual devemos nos precatar como cristãos que desejamos ser.

            Jesus, assim ensinando, deixou evidente o seguinte: pior do que matar o corpo, é matar a alma.

            Mas, como se mata a alma? - Envenenando-a com falsas teorias e dogmas obsoletos; com ditos obscenos e subversivos; com exemplos pérfidos e clamorosos que levam, muitas vezes, as criaturas que os ouvem ou veem a alimentar sentimentos inferiores. Eis o que é pior do que matar o corpo, como o Cristo ensinou, porque essas inferioridades predispõem a alma à prática de graves cometimentos de terríveis consequências, acarretando aos seus fautores dolorosos resgates, aqui ou no Além.

            Ninguém ignora que são esses sentimentos mesquinhos, inoculados nas almas desprevenidas por indivíduos solertes, anarquizadores e sem Deus a origem de todos os males que tem chagado a humanidade em todos os tempos.

            Aos cristãos conscientes cabe a importante tarefa de combater e exterminar esses sentimentos do seio desta humanidade infeliz e sofredora, alteando a luz emanente do Evangelho do Cristo.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário