Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

02 'Doutrina e Prática do Espiritismo'


DOUTRINA E PRATICA DO ESPIRITISMO

DOUTRINA


1 -  Objeto e significação da vida. Aspectos e fases. O ponto de vista humano. O verdadeiro ponto de vista.

            Não há problema que mais deva interessar ao homem que o de sua própria existência neste mundo.

            Vivemos: - é um fato de que temos consciência. Mas, porque vivemos? Que somos? Donde vimos e para onde vamos? Perturbadoras interrogações, que se vêm, ha séculos, erigindo na mente de filósofos, pensadores e cientistas, sem lograr mais que respostas deficientes e pouco satisfatórias, afinal. Porque, apesar das consideráveis pesquisas empreendidas no campo da biologia; da físico-química, da fisiologia, a ciência, por seus mais eminentes cultores, não conseguiu sequer formular a respeito da vida uma definição vizinha, ao menos, da realidade .

            Por sua vez, os filósofos, erguendo o pensamento acima desse domínio positivo, para espraiar nas abstrações da metafísica, não tem sido mais felizes, por isso que os sistemas por formulados, nesse número incluídos mesmo os dos grandes fundadores de escolas - na antiguidade e em nossos dias - estão longe, não só de determinar com precisão o papel do homem neste mundo, a sua origem e os seus ulteriores destinos, como principalmente de explicar as variadíssimas desigualdades, anomalias e vicissitudes da existência humana. 

            Onde, pois, encontra a solução do magno problema?  Na religião?  Mas a índole dogmática dos seus  ensinamentos, admissível apenas para as inteligências timoratas, incapazes de por si mesmas empreender a resoluta pesquisa da verdade, é bem pouco própria para persuadir e esclarecer.

            Só uma doutrina, que enfeixe em seus métodos de investigação o cunho positivo da ciência e a amplitude dos processos filosóficos, pondo os seus resultados em harmonia com as aspirações religiosas, que palpitam no íntimo de toda criatura, poderá dizer sobre o assunto, senão decerto a última palavra, pelo menos o suficiente para incutir no homem, com o conhecimento de sua verdadeira natureza e de seus destinos imortais, os enobrecedores estímulos de que há mister pana os conquistar.  

            Estará neste caso o Espiritismo? – É o que nos esforçaremos por evidenciar nas páginas que seguem.

            Antes de tudo, porém, cumpre nos detenhamos, de passagem,  a considerar um pouco a vida humana, tomando-a como ponto de partida das indagações que nos propomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário