Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ânimo Cristão


‘Ãnimo Cristão’
            Contrariamente ao que muitos possam presumir, a mensagem do Evangelho não é vivenciável pelos covardes de ânimo, nem pelos de pouca fé, mas somente por quem já adquiriu a serena coragem dos pobres de espírito, dos famintos de justiça e dos puros de coração. Ela não serve para os que ainda se comprazem no egoísmo, para os temerosos do mundo, para os que, receosos de abraçar a própria cruz, são ainda incapazes de seguir as pegadas do Mestre e de avançar com Ele à luz do dia e aos olhos da multidão.
            Quantos pretendam um condutor acomodatício e maneiroso, um instrutor dúbio e oportunista, um guia preocupado em escolher caminhos floridos e fáceis, para realizações amenas e efêmeras, certamente se enganarão se procurarem a Jesus.
            Cristo é mestre de coragem e de renúncia, que jamais se esquivou aos testemunhos ásperos da verdade e do trabalho e foi fiel a Deus até o supremo sacrifício de si mesmo.
            Comodidades e aplausos, doçuras perenes e obras de aparência, não se encontram na sua messiânica exemplificação de austera e veraz simplicidade. Na seara das realidades crísticas, ninguém encontrará senão o pão vivo do bem fazer e a água lustral do suor santificante. A cátedra do Excelso Ensinador é a da renovação para a eternidade e não a da ilusão falaz que só dura um rápido minuto fugidio.
            Firmemo-nos, assim, na sagrada disposição e no corajoso desprendimento de quem aceita a honra do Celeste Convite para construir, com Jesus, o Reino de Deus, pedra a pedra, tijolo a tijolo, palmo a palmo, nas sombras e nos charcos do abismo.
            O desafio que a Excelsa Bondade faz ao cristão é o chamamento a uma luta que não conhece quartel, que não sabe o que sejam armistícios ou acomodações com o mal.
            Se o nosso coração já amadureceu bastante para aceitá-lo, tomemos nosso cajado e varemos confiantes a noite em que as circunstâncias transitórias nos obriguem a caminhar. Afinal, sabemos para onde vamos, conhecemos o rumo certo e temos a visão clareada pela luz que vem de Cima.
            Jesus segue à nossa frente. Que possamos segui-lo, valorosamente, deve ser nossa sincera oração de todos os dias ao Pai que está nos Céus.
                                                                                             
Jacó
por Hernani T. Sant’Anna

in Correio entre Dois Mundos 1ª Ed. FEB 1990


Nenhum comentário:

Postar um comentário