Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

02 Estudar e ... Estudar


02  Estudar e... Estuda
por J D Innocêncio

“Reformador” (FEB)  -   Abril  de 1981


"Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, 
em todas as épocas da Humanidade."
Allan Kardec

            O estudioso de boa-vontade, após vencer o desafio representado pela dificuldade de ter acesso ao artigo relativo aos agêneres, incluído na "Revista Espírita" de fevereiro de 1859 e que focalizamos no "Reformador", de março próximo passado, continua estudando.

            Já compreendeu que as demais obras codificadas são desdobramentos de "O Livro dos Espíritos" e que se interligam, de forma tão íntima, que não há como estudá-Ias isoladamente.

            No estudo mais cuidadoso de "O Evangelho segundo o Espiritismo", esbarra com nova surpresa: as duas referências ao Anjo que acompanhou a Tobias, feitas por Allan Kardec:

a)         “( ... ) pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis ; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão" (capítulo XXV, § 5º);

b)         "Se o anjo que acompanhou a Tobias lhe houvera dito: “Sou enviado por Deus para te guiar na tua viagem e te preservar de todo perigo", nenhum mérito teria tido Tobias. Fiando-se no seu companheiro, nem sequer de pensar precisava. Essa a razão por que o anjo só se deu a conhecer ao regressarem" (capítulo XXVII, § 8º).

            Quantas vezes já lera os dois capítulos e passara pelas referências ao anjo que acompanhou a Tobias?

            Sabendo que Allan Kardec foi cognominado "o bom senso encarnado" e que foi assistido pela Espiritualidade Superior, durante todo o tempo de preparo da Codificação, chega a uma conclusão lógica: as duas referências são de maior importância.

            Passa a pesquisar.

            Inicialmente consegue saber que o assunto consta do Velho Testamento, precisamente de "O Livro de Tobias".

            Consultadas várias Bíblias, edições católicas e protestantes, não encontra "O Livro de Tobias".

            Afinal encontra o livro procurado. Editado pela Federação Espírita Brasileira, em volume especial. Pela Introdução preparada pela FEB fica sabendo que o citado livro

            “( ... ) só aparece na Bíblia oficial católica romana, obra custosa e rara, inacessível à imensa maioria das pessoas que leem essa observação kardeciana.”

            O mencionado livro é constituído pela narrativa do caso de materialização de um Espírito Superior que, em cumprimento a sua missão na Terra, forma um corpo semelhante aos dos chamados vivos, aparentemente concreto e duradouro, que no final - cumprida a missão - se desfaz diante de dois homens, Tobias pai e Tobias filho.

            Os que atribuem a Allan Kardec o pensamento de que os agêneres são de curta duração, não interpretam, com felicidade, a ideia do Codificador. Desconhecem o artigo da "Revista Espírita" de fevereiro de 1859, por ele referido no item 125, do capítulo VII, Da bicorporeidade e da transfiguração, da 2ª Parte de "O Livro dos Médiuns" ou não o aceitam, e assim fazendo, sobrepõem-se ao próprio Autor.

            Do citado artigo, e entre muitas referências, escolhemos uma para ilustrar o presente:
           
            “O agênere propriamente dito não revela a sua natureza e aos nossos olhos não passa de um homem comum; sua aparição corpórea PODE TER LONGA DURAÇÃO (o destaque é nosso), a fim de estabelecer relações sociais com um ou vários indivíduos."

            Quanto ao valor da coleção da "Revista Espírita", período sob a direção e a responsabilidade do Codificador, que vai de janeiro de 1858 a abril de 1869, é o próprio quem o mensura, como se verifica nas duas citações adiante:

            “A coleção da "Revista Espírita" constituirá o repósitório mais completo sobre a matéria em seu tríplice aspecto histórico, dogmático e crítico." (Trecho da introdução da obra: "Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas", editada em 1858.)

            “A "Revista Espírita" é de certa forma um curso de aplicações, pelos numerosos exemplos e desenvolvimentos que contém sobre a parte teórica e a parte experimental." (Penúltimo §, do primeiro capítulo da obra: “O que é o Espiritismo", editado em 1859.)

            Do capítulo XII, de "O Livro de Tobias", transcrevemos, a seguir, dois versículos dos mais sugestivos:

            “19. A vós parecia-vos que eu comia e bebia convosco; mas eu sustento-me dum manjar invisível e duma bebida que não pode ser vista dos homens."            

            “21. E tendo dito estas palavras, desapareceu de diante deles, e eles o não puderam ver mais."

            Concluímos afirmando que Allan Kardec admitiu a existência de agêneres de longa duração, tanto assim que faz as duas referências enfocadas no presente artigo, relativas ao anjo que acompanhou a Tobias, cuja tarefa durou vários meses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário