Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Ensinos e meditações do Oásis de Ismael


Ensinos e Meditações
do Oásis de Ismael

por  Francisco Thiesen


in ‘Reformador’ (FEB)  Agosto  1973

             

            "Assim, se tu tiveres fé na tua obra, da tua obra colherás fruto. Não te espantes se os fariseus te arremessarem pedras, nem se a inveja te atravancar o caminho de obstáculos."
        "Não te importes que não vejam logo bem. É preciso que os olhos se habituem à luz para esta os não cegar. Aqueles que não quiserem ver, deixa que não vejam. Não se fez ainda a luz para os seus olhos, como se não fez para os dos morcegos. Não têm culpa."
        "Levar a fé a alguém, é fazer mais do que levar-lhe a luz: é levar-lhe a luz ao cérebro, a força à vida e o calor ao coração."
        "Se tiveres té como um grão de mostarda, removerás montanhas. Disse-o quem tudo sabia dizer; e tudo mais quanto se diga, nem tanto será como o que Ele disse."

    (Extratos de "A Fé", pelo Espírito Antônio Vieira, do livro  "Do Pais da Luz". vol. IlI, rnédium Fernando de Lacerda, 3ª edição, FEB.)


      1. O Espírito que pertence às fileiras de Ismael não pode jamais adotar ou interpretar favoravelmente ensinos que contrariem a essência do ensino básico, que é o do Cristo.

            2. Da fundação deste Templo, por obra dos doze que para isso se reuniram, originaram-se todos os centros que se espalham pelo imenso território deste país bem fadado.

            3. Não se pode ir além dos limites traçados pelos méritos da Humanidade. É do Evangelho. O Cristo o disse. Não podereis modificar o estado d’alma daqueles que ainda não logram compreender os ensinos do Cristo, como vós os compreendeis.

            4. Colégio, escola, centro, grupo quer dizer reunião de criaturas para o estudo de uma disciplina; mas, para estudar o Evangelho, tendo em vista o comércio com o Infinito, não basta a reunião, porque aqui nos defrontamos com outra lição do Cristo: onde quer que se reúnam duas ou três pessoas em meu nome, eu aí estarei entre elas. Isto quer dizer que é mister unificação de sentimentos em torno dos ensinos do Cristo, o que não é obra para minutos, para meses, para anos, mas obra que requer longos esforços, continuados exercícios ...

            5. Há quem ataque a Casa de Ismael, pela sua orientação cristã em Jesus Cristo. Mas, que será o Espiritismo sem o Evangelho? Simples intercâmbio de vivos e mortos?

            6. O Espiritismo palavroso, catedrático, científico, sem base no coração, é como a palavra solta ao vento, que não ecoa, que não encontra ouvido que a escute. O respeito só pela exemplificação se impõe. Pilatos bem sentiu essa força, quando renunciou a julgar Aquele a quem, na sua consciência, reputava inocente e procurou acobertar a sua covardia lavando as mãos.

            7. Os espíritas podem divergir nas ideias, mas não podem afastar-se da fraternidade, porque, se o fizerem, não são espíritas.

            8. Não há por onde fugir: ou o Evangelho é assimilado, ou não há Espiritismo.

            9. No vosso tirocínio doutrinário, tendes comprovado a grande diversidade de interpretação dos crentes sobre um mesmo ponto da Doutrina. Este fato demonstra que diferentes são os níveis espirituais, quer quanto à inteligência, quer quanto ao sentimento. E não pode deixar de ser assim, se considerarmos a Terra qual ela é: uma escola e um hospital. Como hospital, nem todos os doentes padecem do mesmo mal; como escola, nem todos os alunos estão incluídos numa mesma classe.

            10. Nos debates em torno de quaisquer temas doutrinários, não cabe nenhuma irritação; mas, sim, aquela tolerância, filha da fraternidade cristã; que jamais deve desertar do coração daquele que se filiou à coorte dos evangelizadores em espírito e verdade.
            Atentai em que sois irmãos em Jesus Cristo, colaboradores da obra de Ismael e que a obra de Ismael é obra de purificação dos sentimentos e não de ilustração do intelecto.

            11. Os meus olhos de Espírito se estendem pela vastidão do mundo. Sendo inúmeras almas que os filhos de Deus atraem do Infinito pelos anseios de suas almas. Vejo que lhes falta apenas uma orientação clara, sadia, uma palavra que lhes toque o íntimo e ao mesmo tempo lhes abra a inteligência para a compreensão nova da verdade velha. É só o de que necessita a Humanidade: corações sinceros, devotados e afinados pela obra do Cristo, para que esta produza os mesmos efeitos que produziu nos primeiros tempos do Apostolado.
            Eis a finalidade do nosso Colégio. Sobre ele está o olhar de Ismael, seu patrono, cujos guardas vigilantes o cercam, bem como todos os que nele fizeram a sua educação espiritual.

            12. Lembrai-vos e adverti aos que a hostilizam que a Casa de Ismael não é dos homens mas de Jesus, instituída pelos seus grandes servos, para glória do seu nome, na sustentação do seu Evangelho.

(Excertos de mensagens obtidas no Grupo Ismael, dos Espíritos Bittencourt Sampaio, Pedro
Richard e Romualdo de Seixas, integrantes da obra, em 3 volumes, Trabalhos do Grupo Ismael,
 organizada por Guillon Ribeiro, edições da FEB 1941/3)




Nenhum comentário:

Postar um comentário