Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Em Saudação à Casa de Ismael


“Em saudação
`a “Casa de Ismael”

 Irmão X por Chico Xavier
in “Reformador” (FEB)  Abril 1957


                        As rivalidades de Tróia eram o assunto palpitante de cronistas e guerreiros do mundo antigo, culminando com a perseguição dos gregos, famintos de vingança; entretanto, da corte de Príamo, do arrojo de Páris, da beleza de Helena, da bravura de Aquiles e da habilidade de Filoctetes restam apenas os livros admiráveis de Homero , que brilham na cultura terrestre, há quase três milênios.

            Condenado pelos preconceitos de sua época, Sócrates, o filósofo eminente, foi constrangido a morrer pela cicuta; todavia, enquanto o recinto da Acrópole encerra hoje consigo tão somente o mausoléu da glória de Atenas do passado, ideias do grande pensador continuam vivas na atualidade, através dos livros de Platão.

            O primeiro século do Cristianismo sofreu. a presença de tiranos dignos de piedade mas da espessa camada de cinza em que desapareceram o capricho de Tibério, a loucura de Calígula e a insânia de Nero, ressurgem os livros imortais de Horácio e Vergílio, Tito Lívio e Salústio,  plasmando as mais nobres expressões do gênio latino.

            Os séculos XVI e XVII anotaram, estarrecidos, os processos da Inquisição que estenderam garras de cativeiro e crueldade sobre o corpo da Europa; contado, das fogueiras e calabouços do Santo Ofício, renascem (plenos de beleza) os livros de Shakespeare e Cervantes, Lafontaine e Racine, definindo os anseios da Humanidade.

            O século XIX, iniciado sobre o sangue da revolução e da guerra, contemplou transições violentas e rudes, fustigado pelas sombras do ateísmo e da negação; no entanto, da luta aberta dos generais e dos ditadores e do pessimismo exagerado de escritores e cientistas que o túmulo encobre, destacam-se os livros de Allan Kardec, revivendo o Evangelho de Jesus no Espiritismo em pletora sagrada de sublimes consolações.

            Só o livro é a claridade que fica entre os homens como herança dos homens que ensinam e passam.

            Sem ele, as civilizações de ontem dormiriam nas trevas.

            Ele é a voz reveladora da lndia no Maabarata, o canto da Pérsia no Zend-Avestá) a palavra do Egito no Livro dos Mortos, a experiência da China no Yi-King e a fidelidade do povo hebreu no Velho Testamento.

            Nele, conserva Pitágoras a flama da ciência.

            Por ele, flui o pensamento de Sidarta, o santo instrutor do Budismo.

            Com ele, Jesus, o Divino Governador da Terra, acende a lâmpada imperecível do Seu Evangelho de Redenção e de Amor.

            Celebrando, pois, o primeiro centenário de “O Livro dos Espíritos", reverenciamos a memória de Allan Kardec, saudando igualmente a Federação Espírita Brasileira que, em três quartos de século do Espiritismo Codificado) vem construindo no silêncio e no trabalho de sua obra impessoal, sob a égide dos mensageiros da Vida Superior, o santuário mora! do Livro Espírita, dentro da dignidade doutrinária,  clareando consciências e inspirando corações para o serviço do Cristo, como roteiro de caridade, fonte de esperança e celeiro de luz.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário