Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Benfeitores Esquecidos


Benfeitores
Esquecidos

            A maioria das criaturas que buscam o endereço dos agrupamentos espíritas espera encontrar devotados amigos espirituais, sob a tutela dos quais possam obter o apoio de que carecem, o auxílio de que precisam no deslindamento de seus problemas.

           Aqui, é alguém que implora o benefício da cura. Ali, outro que solicita o ampara financeiro. Mais adiante, alguém pede o socorro para um coração destroçado.

            Não restam dúvidas quanto à legitimidade da esperança nos humanos corações, da confiança que possam depositar no concurso amoroso dos Espíritos desencarnados, que, embora muitas vezes suas limitações, não se negam ao serviço do amparo.

            Esses são os companheiros abnegados do Plano Invisível, que se dão a conhecer sob os nomes de Maria, Pedro, João, Antônio, Joaquim ...

            Todavia, benfeitores há, de todos e de todos os dias, dos quais quase todos se esquecem. São aqueles que renteiam com os próprios homens, pois se vestem de homem.

            São aqueles que acordam conosco na mesma casa; que conosco atravessam as mesmas ruas, tomam as mesmas conduções e ombreiam no ganha-pão de cada dia. Também se chamam Maria, Pedro, João, Joaquim, Antônio... Participam conosco das mesmas aflições, sorriem em nossa companhia, convivem nas mesmas alegrias. São aqueles companheiros que trazem sempre a boa palavra, nunca esmorecem e têm sempre, para as situações mais difíceis, a melhor solução. Eles parecem gostar de carregar o "fardo" dos seus semelhantes. Por isso, acordam mais cedo para servir. De manhã, já o nosso café está à mesa. O pão quentinho à espera de nosso apetite. Tudo pronto, pois as mãos que sempre ajudam já começaram a trabalhar. Nunca reclamam, apenas dão a sua mensagem; servem, esperam e amam sempre, em quaisquer circunstâncias, em qualquer clima.

            Esse benfeitor esquecido pode ser a serviçal humilde da casa, o pai, a mãe, a tia, a avó, o amigo, não importa quem; eles não são homens propriamente ditos - estão disfarçados em homens - pois, em cada renúncia, em cada gesto seu de amor podemos já surpreender as asas de suas almas, a prenunciarem o dia glorioso do anjo que já existe em cada um deles.

            Vocês, homens, não sabem, nós também não sabíamos que, muitas e muitas vezes, desprezamos exatamente aquele ou aqueles que, de fato, tinham condições de nos ajudar. Mas, para nós, sempre foram, simplesmente, Maria, Antônio ou João ...

Bastos Tigre

(Página recebida pelo médium A. I. M. na reunião do Grupo Ismael de 18/5/72, na FEB.


Reformador (FEB) Agosto 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário