Pesquisar este blog

sábado, 22 de outubro de 2011

A Outra Face


A Outra Face
            
             Esta é a face do egoísmo, que engendra paixões demolidoras da paz e promove a guerra, açulando os instintos primitivos que dormem na grande multidão humana.
            Aquela é a face da ingratidão, que reflete os sentimentos inferiores em torno dos quais muitos gravitam entre alucinações e equívocos.
            Essa é a face da ira, que fermenta a loucura encarregada de atear fogo devastador por onde passa, deixando escombros e desditas onde se agasalha.
            Estoutra é a face do ódio, que envenena impiedosamente os que lhe caem nas malhas, vencendo-os inexoravelmente.
            Aqueloutra é a face da vindita calculada e fria, encarregada de surpreender os que se lhe fazem vítimas, vitimando em justo tempo até mesmo os que se elegeram algozes.
            Essoutra é a face da agressão inesperada, na variada manifestação do atentado físico, mental ou moral, buscando coarctar a nobreza do agredido, pela impossibilidade de elevar-se além e acima dele.
           
            “Se alguém te bater na face direita ...” - disse Jesus.

            A outra é a face do amor que desculpa e ensina, perdoa e esclarece, esquece a ofensa e ajuda o ofensor.
            Talvez se encontrem homens que oferecem o outro lado da face para receberem a estridula bofetada do ofensor alucinado e envenenado pela própria desídia. E muitos o farão por covardia, por timidez, por irreflexão, deixando-se consumir, desde então, pelo ácido desgastador do ódio surdo ou arrastando-se vencidos pela suprema revolta da desesperação interior.
            Ferido - não ferir; agredido - não agredir; humilhado - não humilhar; desprezado - não desprezar eis a importante face do 'ensinamento: ... “apresenta também, a outra face.”

            No jogo violento dos interesses subalternos, ao qual se atiram os aficionados da ilusão, a vitória para eles representa dominação, jugo, prepotência; violência produzindo violência, ódio fomentando ódio. Para esses, o discípulo do Cristo é um fraco, vencido, inferior... Todavia é muito fácil vencer, dominar, esmagar ... os outros, quando se têm as rédeas da força nas mãos.

            Assim considerando, e sob qualquer aspecto examinada, avulta-se e agiganta a mensagem cristã - perfeitamente renascida na revelação dos Espíritos, que proclamam o período novo que se avizinha: o do homem integral!

            - por oferecer resistência ao mal através da força do bem, preservando a ética otimista do amor e do direito acima de toda conjuntura negativa e infeliz, estimulando a supremacia do espírito estoico que é capaz de se vencer a si mesmo, antes que disputar o triunfo sobre as demais criaturas.

*

            ... E Jesus apresentou, também, Ele mesmo, a outra face, não se permitindo o revide ao mal que lhe fizeram, depositando, porém na estrada incomensurável dos tempos as sementes da esperança e da caridade, que fulguram nos céus da hora presente quais estrelas de pujante beleza, norteando os rumos do porvir da Humanidade melhor.

Joanna de Ângelis
por Divaldo Franco
C. E. Caminho da Redenção (Salvador,BA) em 08 Dezembro 1969
in Reformador Fevereiro 1970


Nenhum comentário:

Postar um comentário