Pesquisar este blog

sábado, 29 de outubro de 2011

Na trilha de Allan Kardec


Na Trilha de Allan Kardec

Estudando a vida espiritual além do túmulo, AIlan Kardec, O eminente Codificador da Nova Revelação, apresenta em "O Livro dos Espíritos" algumas definições que será oportuno examinar a fim de que nós outros, tarefeiros encarnados e desencarnados do Espiritismo, estejamos vigilantes nas responsabilidades que o Plano Superior nos conferiu.

*
            Na Pergunta 226 indaga o apóstolo da Codificação:

            "- Poder-se-á dizer que são errantes todos os Espíritos que não estão encarnados?”

            E os seus elevados mentores responderam:

            "- Sim, com relação aos que devam reencarnar. Não são errantes, porém, os Espíritos puros, os que chegaram à perfeição. Esses se encontram em seu estado definitivo.”

            Segundo é fácil deduzir, "Espíritos errantes", na elucidação, não significa Espíritos vagabundos, desocupados, inertes, mas sim sem residência fixa, qual ocorre com todos nós, de vez que, de conformidade com a palavra dos instrutores de Allan Kardec, somente não são considerados "e r r a n te s" aqueles "que chegaram à perfeição", da qual, todos nós, a generalidade das criaturas terrestres, ainda nos  achamos imensamente distantes.

            Na Pergunta 227, inquire o grande servidor da Verdade:

            “- De que modo se instruem os Espíritos errantes? Certo não o fazem do mesmo modo
que vós outros?"

            E o esclarecimento veio, precioso:
           
            "- Estudam e procuram meios de elevar-se. Veem, observam o que ocorre nos lugares aonde vão; ouvem os discursos dos homens doutos e os conselhos dos Espíritos mais elevados e tudo isso lhes incute ideias que antes não tinham."

            A resposta é segura. Os "Espíritos errantes", isto é, nós outros os viajores em demanda da perfeição suprema, inclusive a maioria das almas reencarnadas que permanecem na curta romagem do berço ao túmulo e que ainda voltarão muitas vezes no educandário da carne, encontramos oportunidades de estudo e meios de elevação.

            Ora, quem diz "estudo e elevação" refere-se a esforço e trabalho, disciplina e progresso.
           
            Assim é que tanto na experiência física quanto na experiência espiritual, propriamente consideradas, nós, os viajores da senda evolutiva, não nos achamos órfãos da organização que nos define os méritos e deméritos.

            Compreender-se-á, então, logicamente, que civilização e autoridade, agrupamento e ordem, escola e dignificação, hospital e penitenciária, embora diferenciados na expressão, escalonam-se e vigem para nós, os milhões de encarnados e desencarnados que vivemos ainda tão longe do acrisolamento absoluto.

            Na Pergunta 229, interroga o Codificador:

            - "Porque, deixando a Terra, não deixam aí os Espíritos todas as más paixões, uma vez que lhes reconhecem os inconvenientes?”

            E os orientadores aduziram:

            “- Vês nesse mundo pessoas excessivamente invejosas. Imaginas que, mal o deixam, perdem esse defeito? Acompanha os que da Terra partem, sobretudo os que alimentaram paixões bem acentuadas, uma espécie de atmosfera que os envolve, conservando-lhes o que tem de mau, por não se achar o Espírito inteiramente desprendido da matéria. Só por momentos ele entrevê a verdade, que assim lhe aparece como que para mostrar-lhe o bom caminho."

            A elucidação não deixa dúvidas.

            Carreamos para além do sepulcro a sombra das ações deploráveis em que nos envolvemos, por efeito das paixões que acalentamos no próprio ser.

            Somos prisioneiros das imagens infelizes a que nos afeiçoamos, quando na extensão do mal aos outros e a nós mesmos, imagens essas que se imobilizam, temporariamente, em nossa vida mental, detendo-nos nas grades do remorso e do arrependimento, até que atendamos à expiação necessária.             .

            Em tais condições, a visão das verdades divinas surge em nossa consciência, tão somente à maneira do relâmpago nas trevas que nós mesmos criamos, descerrando-nos o caminho regenerador que nos compele aceitar e seguir.

            A morte física, como é racional, não nos subtrai, de improviso, dos íntimos refolhos do espírito, as consequências dos erros nefastos a que nos precipitamos de vez que os pensamentos oriundos das faltas cometidas nos entrançam a alma às imposições do resgate.

*

            Na Pergunta 230, consulta o notável missionário.

            “- Na erraticidade. o Espírito progride?"

            E os Benfeitores informam:

            "- Pode melhorar-se muito, tais sejam a vontade e o desejo que tenha de consegui-lo. Todavia; na existência corporal é que põe em prática as ideias que adquiriu.”  

            Outra vez reconhecemos os veneráveis mensageiros interessados em destacar a  necessidade de serviço e educação, além túmulo, aclarando, ainda, que todos nós, "os viajores da evolução", despendemos muitos séculos adquirindo ensinamentos na Vida Espiritual e aplicando-os na esfera física," de modo a assimilarmos com segurança" a golpes de trabalho no campo do tempo, os valores da perfeição.

*

            Ainda na Pergunta' 232, Kardec argui, meticuloso:

             "- Podem os Espíritos errantes ir a todos os mundos?"

            E a explicação veio clara:

            - "Conforme. Pelo simples fato de haver deixado o corpo, o Espírito não se acha completamente desprendido da matéria e continua a  pertencer ao mundo onde acabou de viver, ou outro do mesmo grau , a menos que, durante a vida, se tenha elevado, o que, aliás, constitui o objetivo para que devem tender seus esforços, pois, do contrário, não se aperfeiçoaria. Pode, no entanto, ir a alguns mundos superiores, mas na qualidade de estrangeiro. A bem dizer, consegue apenas entreve-los, donde lhe nasce o desejo de melhorar-se para ser digno da felicidade de que gozam os que os habitam, para ser digno também de habitá-los mais tarde."

            A resposta é tão brilhantemente positiva que não requisita comentários .

            Vale, todavia, dizer que, muitas vezes, em desencarnando a alma do veiculo de sangue e ossos, não se liberta mentalmente da experiência a que ainda se prende na vida terrestre, em torno da qual gravita a por tempo indeterminado .

            Ninguém acredite, pois, que o túmulo seja depósito de asas destinadas à elevação de quem não procurou elevar-se durante a passagem pelo seio da Humanidade..

            Ascensão pede leveza.

            Triunfo verdadeiro reclama heroísmo e glória.

            Sublimação exige amor e sabedoria.

            Felicidade não dispensa equilíbrio.  

            O preço da perfeição é trabalho contínuo de engrandecimento da alma.

            Ninguém espere, assim, depois da morte, repouso e bem aventuranças que não soube conquistar por si mesmo.

            Serviço e hierarquia, aprendizado e aprimoramento são imperativos a que não conseguiremos fugir, tanto do berço para o túmulo quanto do túmulo para o berço, se desejamos marchar para a Vida Superior ...

            E enunciando semelhante realidade, não estamos fazendo mais que acompanhar a trilha de Allan Kardec, nas lições que o apóstolo admirável entesourou, em nosso beneficio, há cem anos.

André Luiz

por   Chico Xavier

in Reformador (FEB) Abril1957

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário